Servidor da Universidade Estadual toma posse como membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba

14 de fevereiro de 2019

Autor de 18 cordéis, dos quais 12 deles voltados para a popularização da ciência, o cordelista e servidor técnico administrativo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Josenildo Maria Lima, conhecido por J. Lima, toma posse, nesta sexta-feira (15), na Academia de Cordel do Vale do Paraíba. A solenidade será realizada no Casarão dos Azulejos, em João Pessoa. Na ocasião, também tomarão posse os poetas Gilberto Baraúna e Vicente Campos.
Josenildo é natural de Juripiranga (PB) e radicado em Campina Grande. É servidor do quadro técnico administrativo efetivo da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e tem um amplo trabalho voltado para a literatura de cordel. Licenciado em Física, possui Especialização em Fundamentos da Educação e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, além de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, na área de concentração Ensino de Física, ambos realizados UEPB. Escreve folhetos da literatura de cordel com temas relacionados à ciência.
A dissertação do seu mestrado teve como título “Literatura de Cordel e Ensino de Física: Uma Aproximação para a Popularização da Ciência”. Entre os cordéis que já escreveu destaques para “Ondas”, “Astronomia”, “Os segredos da Física”, “Eletricidade”, “A peleja de um físico antigo com um físico moderno”, “Calor e temperatura”, “Sistemas de medidas”, “Cinemática” e “UEPB 50 anos com você e ajudando a Paraíba a crescer”.
Durante a cerimônia de posse, será lançado o projeto Cordel na Rádio Comunitária, com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secretaria de Cultura da Paraíba, além de outros folhetos de poetas da Academia, entre os quais Bento Júnior, Fábio Mozart e Sander Brown, autores do folheto “O dia em que Jackson do Pandeiro matou dois soldados, ‘quatro cabo’ e um sargento”.
O presidente da entidade, Marconi Araújo, anunciou também o lançamento do portal da ACVPB no evento. A festa literária conta com o apoio de Lau Siqueira, coordenador do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), e lançamento de cordel sobre a tragédia de Brumadinho, coletânea que inclui poetas da Academia.