Seminário lança chamada de trabalhos para debater protagonismo juvenil na cultura popular

16 de outubro de 2018

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom) lançaram a chamada de trabalhos para o 15º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, que será realizado de 12 a 14 de novembro, no Centro de Integração Acadêmica, Câmpus I da UEPB, em Campina Grande. Promovido pelo Departamento de Jornalismo e Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com apoio das pró-reitorias de Cultura, Extensão, Graduação e Pós-Graduação da UEPB, o evento terá como tema central “O protagonismo juvenil nas manifestações da Folkcomunicação e da Cultura Popular”.
“Nosso objetivo consiste, em primeiro lugar, em inventariar os projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para a formação e capacitação do público juvenil, observando formas de atuação e de enaltecimento do protagonismo artístico-cultural de seus participantes”, destaca o coordenador do seminário Luiz Custódio da Silva. “Além disso, pretendemos identificar e analisar em que medida as experiências envolvendo o protagonismo juvenil podem e têm efetivamente impactado as políticas culturais, os processos de inclusão social e o desenvolvimento local e regional”, completou.
A temática do evento será abordada através de seis grupos de trabalho (GTs): Folkcomunicação, Cultura Popular e Educomunicação; Folkcomunicação, Cultura Popular e Publicidade; Folkcomunicação, Cultura Popular e Jornalismo Cultural; Folkcomunicação, Cultura Popular e Desenvolvimento Regional; Folkcomunicação e Cultura Popular nos Contextos Religiosos; e Protagonismo Juvenil na Contemporaneidade dos Festejos Juninos e Festas Populares. O sexto GT dará oportunidade à exposição de trabalhos na modalidade Produção Audiovisual, oriundos de atividades profissionais ou amadoras, projetos experimentais e práticas laboratoriais em diferentes gêneros (reportagens, podcasts, filmes, documentários, dossiês digitais), suportes (DVDs, blogs, homepages) ou plataformas de edição e divulgação (rádio, TV, vídeo, cinema, web, redes sociais).
O prazo para submissão de trabalhos está aberto até o dia 9 de novembro, podendo participar pesquisadores, professores, estudantes, profissionais, agentes culturais e integrantes de organizações governamentais, privadas e do terceiro setor. Os interessados deverão efetuar antecipadamente o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20, através de boleto gerado via o sistema da Guia de Recolhimento da UEPB (https://sistemas.uepb.edu.br/GRUEPB/), selecionando a especificação de receita 1.6.1.3.13.340 – Insc. XV Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular.
Seguindo as normas de conteúdo e formatação definidas na chamada, os trabalhos deverão ser enviados, juntamente com cópia do comprovante de pagamento da inscrição, para a coordenação do evento, através do e-mail folkcomuepb2018@gmail.com. Os trabalhos aprovados serão apresentados durante a realização do seminário que deverá reunir mais de duas centenas de participantes das áreas de comunicação, folkcomunicação, cultura, arte, educação, educomunicação, economia criativa, gestão da cultura e áreas afins.
Organizada pelos grupos de pesquisa Comunicação Cultura e Desenvolvimento e Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional, a 15ª edição do seminário recebe apoio da Prefeitura de Campina Grande e do Governo do Estado. Além da Editora da UEPB (Eduepb), curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de Publicidade da Faculdade CESREI e de Jornalismo da UNINASSAU, colaboram com o evento os programas de pós-graduação em Formação de Professores e Desenvolvimento Regional da UEPB, Jornalismo e Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Extensão Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).