Reunião com profissionais do forró discutirá inclusão de artistas locais no Maior São João do Mundo

5 de outubro de 2018

No próximo sábado (6), às 9h, na Secretaria de Cultura (Secult) da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), será realizada uma reunião com os profissionais do forró genuíno que atuam na Rainha da Borborema, com o objetivo de debater sobre a inclusão, contratação e o valor pago a esses artistas no Maior São João do Mundo. A atividade é uma promoção da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), juntamente com o Fórum do Forró de Raiz e a Rota do Forró.
A inciativa acontece em decorrência da jornada de palestras e diálogos, ocorrida na última semana, na Vila do Artesão, em Campina Grande, abordando tópicos como sustentabilidade, empregabilidade e perspectivas relativas ao gênero. A atividade congregou cantores, instrumentistas, compositores e outros profissionais da área que deverão, mais uma vez, se debruçar sobre o tema, porém, desta vez, o cerne da questão terá em vista o Edital publicado recentemente, referente à programação da edição 2019 do Maior São João do Mundo.
Mediante solicitação da Procult, a Coordenadoria de Turismo (Codentur) da PMCG forneceu os nomes e contatos de todos os trios de forró que integraram a festa no ano passado. Com isso, por meio da efetivação de convites, a Pró-Reitoria de Cultura almeja que eles compareçam a reunião.
Conforme a presidente da Associação Cultural Balaio Nordeste, Joana Alves, a Aliança, empresa promotora do evento, sinalizou um diálogo com a categoria. “A partir desse ensejo, nosso objetivo é estabelecer uma comunicação construtiva, que aponte para possibilidades viáveis e benéficas para todos”, explicou. A Secult é localizada no Largo do Açude Novo, S/N, no Centro de Campina Grande, ao lado do Terminal de Integração. Esclarecimentos adicionais acerca da reunião podem ser obtidos através do telefone (83) 3315-3446.
Jornada
A jornada contou com a participação do reitor da UEPB, Rangel Junior; do pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade; do coordenador de Museus da Instituição, Chico Pereira; dos músicos João e Luizinho Calixto, Edglei Miguel, Pepisho Neto, Sussa de Monteiro, Geovane Júnior, Alfranque Amaral e Carol Benigno; além de uma das curadoras da parte de Cordel do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), Joseilda Diniz; e da professora Cássia Lobão; bem como de Leonardo Rugero Peres, representando o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan); entre outros.
Na oportunidade, três eixos temáticos foram explorados: “Aspectos Conceituais do Forró”, “Sustentabilidade” e “Territórios e Comunidades”. Os tópicos relacionados foram bem recebidos pela plateia, que interagiu com os palestrantes, relatando vivências e tirando dúvidas, especialmente no que se refere aos conteúdos jurídicos envolvendo a contratação de artistas. Outro ponto inserido na jornada foi o andamento da candidatura do Forró a Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, que está sendo analisada pelo Iphan.