Projeto Palco do Choro retoma atividades com apresentação de Espedito Gomes no MAPP

13 de julho de 2017


O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, sedia no próximo dia 21 de julho, a partir das 19h, mais uma edição do Palco do Choro. Após uma breve pausa, devido às atividades que preenchem a agenda do Museu no mês de junho, o projeto será retomado com a participação do músico Espedito Gomes. A entrada é franca.
Espedito Gomes da Silveira nasceu em Uiraúna (PB), em 18 de fevereiro de 1927, sétimo filho do casal Israel Gomes da Silveira e Maria Fernandes da Silveira. O Capitão Israel, figura ilustre norte-rio-grandense, era tocador de fole e entusiasta das artes musicais e terminou por gerar uma expressiva descendência de músicos na família. Espedito iniciou sua vida artística aos 11 anos tocando tarol na banda de música “Jesus, Maria e José”. Posteriormente foi maestro da banda, onde permaneceu na regência por cinco anos, entre 1952 e 1957, entregando a batuta em seguida a seu irmão Dedé de Capitão.
Aos 22, passou a integrar a Orquestra de Capiba e a tocar nos carnavais do Campinense Clube, em Campina, onde fixou residência em 1957. Nos anos 70, tornou-se membro da Filarmônica Epitácio Pessoa, onde permaneceu por cinco anos. Em seguida, assumiu a regência da Orquestra Campinense de Frevo, que animou carnavais na cidade e em Barreiros (PB) por 18 anos. Toda essa trajetória de Espedito caminhou concomitante às carreiras de alfaiate e comerciante.
A partir dos 15 anos, ainda em Uiraúna, começou a compor. Sua primeira composição foi uma valsa para sua mãe: “Valsa Maria Fernandes da Silveira”. Desde então, sua inspiração se manteve com a criação de um amplo e diversificado conjunto de composições dos mais variados gêneros musicais, a exemplo de choros, valsas, boleros, dobrados, frevos de rua, forrós. O primeiro dobrado foi em homenagem ao pai: “Capitão Israel”. Compôs valsas para todas as filhas e netas. Homenageou, igualmente, netos, sobrinhos, cunhada e amigos, com choros, boleros e dobrados. Aos 90 anos, Espedito Gomes continua compondo, tocando e esbanjando vitalidade musical.
Um ano de Palco do Choro
O Palco do Choro tem o objetivo de fomentar o gênero, exibindo uma atração musical em clima descontraído. Nos eventos, que são realizados por meio de uma parceria entre o MAPP e o Grupo Chorata, os músicos presentes são convidados a participarem, como acontece nas tradicionais rodas de chorinho.
O projeto vem movimentando a cena musical na Rainha da Borborema e completa um ano em agosto, ocorrendo na segunda sexta-feira de cada mês, sempre com entrada franca. Inseridos no projeto já estiveram no MAPP o próprio Grupo Chorata, Severino Badu, Abdoral, Waldir Sete Cordas, Baú de Chorinho, Zezé Duarte, Choro Novo e Manoel Cirne, entre outros.
Serviço
O quê: Palco do Choro, com Espedito Gomes
Quando: 21/07/17
Hora: 19h
Onde: Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), às Margens do Açude Velho
Entrada: Gratuita
Outras informações: (83) 3310-9738.
Foto: Arquivo Pessoal