Projeto “Cantoria no Museu” terá Raimundo Caetano e Luciano Leonel na próxima quarta-feira, no MAPP

19 de novembro de 2018

O projeto “Cantoria no Museu”, que objetiva exibir o trabalho dos repentistas já aclamados na região e também o daqueles que estão iniciando no ofício, terá mais uma edição na próxima quarta-feira (21), às 20h, com entrada franca. Desta feita, estarão na peleja do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, Raimundo Caetano (PB) e Luciano Leonel (PE). O apresentador oficial da iniciativa é o poeta Iponax Vila Nova.
Raimundo Caetano nasceu em 1959 na cidade de Cuité (PB). De seus sete irmãos homens, todos passaram pela cantoria de alguma forma, alguns deles tendo seguido a profissão de violeiro. O pai era agricultor, mas também foi cantador e a casa dele estava sempre cheia, servindo, inclusive, de hospedagem para os artistas. Com o irmão Titico (Francisco), Raimundo brincava com traves de porta, fingindo que eram violas. Devido às adversidades trazidas pela seca de 1970, sua família mudou-se de Cuité para Solânea (PB), onde Titico e ele, com 14 e 10 anos, respectivamente, começaram a cantar nas feiras. Na época, a dupla cantava Mourão Malcriado – gênero de desafio considerado de fácil execução por dividir a responsabilidade da composição entre os dois poetas. As crianças ficaram tão conhecidas na localidade que muitas pessoas pediam permissão ao pai dos meninos para levá-los para cantar. Raimundo já participou de mais de 200 festivais, tendo também discos gravados, e foi apelidado “Arquiteto do Repente”, pela construção sofisticada de seus improvisos.
Luciano Leonel nasceu em 1980. É filho de vaqueiro e residiu grande parte da infância nas fazendas em que o pai trabalhava, no município de São Caetano (PE). O dono de uma propriedade em que sua família morou por alguns anos era um apologista de Caruaru (PE). Na casa, promoviam-se cantorias com frequência, congregando cantadores em momentos de descontração e criatividade. Com aproximadamente 10 anos, Luciano passou a prestar atenção à arte desses visitantes do local e a ouvir os programas de cantoria pelo rádio. Para ele, a poesia é inata, um verdadeiro dom. Com mais de 17 anos de profissão já se fez presente em centenas de festivas e cantorias pelo Brasil, notadamente no Nordeste.
O “Cantoria no Museu” é realizado por meio de uma parceria entre o Clube do Repente, a Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da UEPB e o MAPP, e se coaduna à proposta do espaço de promover a valorização e o incentivo das práticas artísticas regionais. No mês passado o projeto trouxe Rogério Meneses (PB) e João Lídio (PE).
Serviço
O quê: Cantoria no Museu, com Raimundo Caetano, Luciano Leonel e apresentação de Iponax Vilanova
Quando: Quarta-feira (21/11/18)
Hora: 20h
Onde: Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), às margens do Açude Velho, em Campina Grande.
Entrada: Gratuita
Outras informações: (83) 3310-9738