Procult e Prefeitura de Nova Palmeira promovem apresentação da peça teatral “Mulheres de Clarice Lispector”

1 de agosto de 2018

A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Nova Palmeira, através do programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promovem na próxima sexta-feira (3), às 20h, a apresentação da peça “Mulheres de Clarice Lispector”. O espetáculo tem entrada franca e ocorrerá no Espaço Cultural Professora Leuzinha, no Centro de Educação Popular (Cenep), na cidade de Nova Palmeira (PB).

Com direção do professor do Centro Artístico Cultural (CAC) da UEPB, Sérgio Simplício, a peça integra a programação do “1º Quartzo Rosa”, evento que tem o objetivo de fazer confluir à cidade pessoas interessadas em artes, terapias holísticas e turismo por meio de diversas práticas relacionadas às referidas áreas. A atividade decorre de uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB-Prac/Coex), do Cenep, da Prefeitura Municipal de Nova Palmeira, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e da Criativa Turismo com colaboração de Hugo Raniere.
Participam do elenco de “Mulheres de Clarice Lispector”, Debora Borges, Eliete Santos, Genilda Dantas, Jô Azevedo, Josy Maia e Sah Medeiros. Conforme Sérgio, a montagem faz uma costura dos contos “Felicidade Clandestina”, “O Primeiro Beijo”, “Restos de Carnaval”, “A Criada”, “Macacos” e “Cem Anos de Perdão”, de Clarice, e traz uma espécie de síntese de cada obra, de um modo bastante amplo e livre, pois os escritos escolhidos “conversam” entre si. “O resultado é um enredo que não é óbvio, nem poderia, até porque estamos falando de Clarice Lispector. Em cena o público terá um pouco da atmosfera de introspecção, profundidade e do fluxo de consciência peculiar à autora”, destacou.
A iluminação é de Edson Camargo e a execução de sonorização de Giselly Isabel. A seleção de trilha sonora e o figurino também ficaram a cargo de Sérgio Simplício. A peça ainda estará em Picuí, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), no dia 22 deste mês, e na Feira Literária de Boqueirão, na Praça de Eventos da cidade, no dia 21 de setembro. Ambas as apresentações se darão a partir das 20h e serão igualmente gratuitas.
Desde 2017, Sérgio desenvolve gratuitamente em Nova Palmeira um Curso de Teatro e a peça é resultado desse trabalho com os estudantes. Participam do Curso, que acontece através da Procult e da Prefeitura da cidade, mais de 100 alunos. A Procult enfatiza, no que concerne à parceria institucional, seu agradecimento ao apoio conferido pela secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes Gomes de Lima, e pela coordenadora do programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Priscila Mayara Santos Dantas, ambas da Prefeitura de Nova Palmeira, para a realização da iniciativa e dos espetáculos.
Serviço
O quê: Peça teatral “Mulheres de Clarice Lispector”, com direção de Sérgio Simplício
Quando: Sexta-feira (03/08/18)
Hora: 20h
Onde: Espaço Cultural Professora Leuzinha, no Centro de Educação Popular (CENEP), na cidade de Nova Palmeira (PB).
Entrada: Gratuita