Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Estadual promove “Forró da Resistência” no próximo sábado

13 de junho de 2018

A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove no próximo sábado (16), a partir das 13h, no Centro Artístico Cultural (CAC) da Instituição, em Campina Grande, o “Forró da Resistência”. A iniciativa busca valorizar e democratizar as expressões populares de caráter regional. A entrada é franca e o evento se estenderá até o período noturno.
Na programação constam apresentações do 3B de Coco e Coletivo Tirinete, de João e Marcelo Calixto dos Oito Baixos, de Anildo e Forró Show, dos emboladores Canário e Caboclo, do Trio Forró Coqueado, dos repentistas Gilmar O. e Felipe P., do Trio Acauã e do Forró Rabecado. Artesanato e comidas típicas também poderão ser encontrados no local. A ideia é criar um ambiente puro e autêntico da cultura nordestina, de acordo com os organizadores, o produtor cultural da Procult, Alberto Alves, e o técnico-administrativo Igor de Carvalho.
O pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade, fez um chamamento à comunidade campinense, notadamente aos artistas da cidade, para que apoiem a iniciativa. “Participem, deem a sua contribuição à causa. O espaço está aberto para que todos possam expressar a sua arte e integrar esse movimento que valoriza nossas raízes e fortalece essa relação de pertencimento com a identidade nordestina. Precisamos refletir sobre esse contexto que sufoca a cultura genuína, não podemos deixar que isso aconteça”, explicou.
Etapa Campina Grande do Encontro de Sanfoneiros
No mesmo dia e local, a partir das 8h, ocorrerá a etapa Campina Grande do 2° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos. Além dos inscritos da Rainha da Borborema, participarão do evento os estudantes advindos dos cursos do CAC denominados “Sanfonada” (com Edglei Miguel), “Sivuquiando” (com João Batista) e do Curso de Fole de Oito Baixos (com Luizinho Calixto). Emboladores de coco, declamadores e demais professores do Centro Artístico também integrarão o evento.
O CAC é localizado na Avenida Getúlio Vargas, 44 (por trás dos Correios – prédio da antiga Faculdade de Administração da UEPB), no Centro de Campina. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (83) 3315-3446.