Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba apoia 1ª Semana Municipal de Capoeira

6 de novembro de 2018

A Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está apoiando a realização da 1ª Semana Municipal de Capoeira. O evento acontece em Campina Grande desde a última segunda-feira (05) e segue até o próximo sábado (10), tendo parte de suas atividades sediadas no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP). A iniciativa é efetivada pela União dos Capoeiras do Planalto da Borborema (UCPB), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande (Seduc) e o Instituto Alpargatas.
A Semana se dá em cumprimento à lei municipal 6.949/2018, que almeja promover a salvaguarda da Capoeira e reconhecer as práticas que se coadunam a essa proposta na cidade, a exemplo do projeto Capoeira nas Escolas, desenvolvido nas instituições municipais de ensino. Cada uma delas receberá kits com berimbau, pandeiro e atabaque. A programação compreende aulões, exibição de documentário, apresentações de diversos grupos de Capoeira, palestras e debates concernentes à temática. A expectativa é que cerca de 600 alunos da rede municipal integrem o evento.
A culminância da Semana ocorrerá no Cine São José, durante o 8º Seminário Capoeira – Educação e Cultura Afro-Brasileira. Estão previstos nele uma palestra com o Mestre Cobra Mansa (BA), entrega de troféus do Prêmio Amigo da Capoeira e homenagens aos destaques do ano do projeto Capoeira nas Escolas. Outras informações podem ser adquiridas por meio dos telefones (83) 98856-1210 e 99372-9111. Confira AQUI a programação completa.