Pró-Reitoria de Cultura da UEPB apoia realização de Encontro de Capoeira em Campina Grande

17 de setembro de 2018

A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está apoiando a realização do “Encontro de Capoeira – Luta e resistência para a transformação educacional e social”. A iniciativa ocorrerá em Campina Grande de 19 a 23 de setembro com o objetivo de disseminar a cultura da Capoeira e as manifestações afro-brasileiras, bem como fomentar o debate acerca do genocídio da juventude negra. Palestras, aulas, rodas de capoeira e espaços de diálogo fazem parte da programação, que ocorrerá em diversos pontos da cidade, especialmente em escolas.
Além dos paraibanos, integram o evento representantes dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Ceará. De acordo com um dos organizadores, o contramestre Morcego, outros temas de relevância igualmente serão abordados, a exemplo do reconhecimento profissional da capoeira e da inserção dela no currículo escolar. “Nos últimos anos, a Capoeira tem ganhado mais espaço e em nossa cidade percebemos que há um gradual avanço nesse sentido, mas há muito a ser feito ainda, como a própria regulamentação. Isso envolve reconhecer a capoeira em todos os aspectos perpassados por ela, arte, dança, luta e também como uma importante ferramenta de socialização e transmissão de memória ancestral”, disse.
Morcego acrescentou que o ensino da Capoeira nas escolas encontra plena conformidade no que trata dos parâmetros atuais da educação. “Alinha-se completamente a lei nº 10.639 que torna obrigatório o ensino da história afro-brasileira no currículo escolar. A Capoeira é multidisciplinar e como instrumento pedagógico favorece uma educação consciente, libertadora, cidadã e rica em experiências”, apontou.
Na programação do Encontro, pode-se destacar o ato denominado “Jovens Negros Vivos”, que terá como sede a Praça da Bandeira, no dia 21, das 15h30 às 17h, e a aula de capoeira regional com os mestres Gavião (BA) e Zunga (PB), na Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (Adufcg), nos Cuités, das 13h30 às 17h do dia 22.
O “Encontro de Capoeira – Luta e resistência para a transformação educacional e social” também conta com o apoio do Mercadinho do Zé, Estação da Moto, Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab), Tintas Lux, Lebom, Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabí-UEPB), ADUFCG e UFCG, Centro de Ação Cultural (Centrac), Instituto Alpargatas e Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG). Outras informações podem ser adquiridas por meio do telefone (83) 98850-9272.
Confira a programação completa: