Pró-Reitoria de Cultura da UEPB apoia realização de Cursos de Capacitação Técnica da Funarte em CG

13 de julho de 2018

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), está apoiando a realização de diversas oficinas e seminários promovidos pela Fundação Nacional de Artes (Funarte),  que ocorrem em Campina Grande entre os dias 28 e 31 de agosto. Os cursos de Capacitação Técnica da Funarte percorrerão, além da Rainha da Borborema, seis cidades: Goiânia (GO), Londrina (PR), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).
Estão sendo oferecidas gratuitamente oficinas nas áreas de Artes Cênicas (O Corpo em Cena; Aprimoramento Vocal; Direção Cênica; Iluminação Cênica; Produção e Administração Teatral), Artes Visuais (Sobre representação e representatividade: o ser negro nas artes visuais brasileiras; A crítica de Arte (ainda) é possível?; e Modos de Ver: do olho nu ao olhar fotográfico) e Música (Gestão Cultural; História da Música Brasileira; e Trilha Sonora). Os seminários apresentados abordam os seguintes temas: “Arte e Educação”, “História da Arte” e “História da Música”.
Cada curso possui duração de 20 horas, sendo ministrado por profissionais de referência em suas áreas de atuação. Em Campina Grande, as atividades têm como uma das sedes o Centro Artístico Cultural (CAC) da UEPB (localizado na Avenida Getúlio Vargas, 44, por trás dos Correios – prédio da antiga Faculdade de Administração da UEPB), no Centro.
Dentre os profissionais que ministram os cursos figuram Luciana Bicalho (bailarina, coreógrafa e preparadora corporal), Roberta Bahia (docente e fonoaudióloga), Amir Haddad (diretor e professor de teatro), Luiz Fernando Lobo (diretor artístico, dramaturgo, ator e professor de interpretação), Loly Nunes (roteirista, diretora e produtora de espetáculos teatrais), Rodrigo Faour (jornalista, escritor, pesquisador, apresentador, diretor e produtor musical), Carolina Ficheira (doutoranda de Ciência da Literatura), Juliana dos Santos (artista visual), Felipe Radicetti (compositor de formação clássica), Milton Guran (fotógrafo e antropólogo) e Gustavo Motta (mestre e doutor em História da Arte Brasileira).
A Capacitação Técnica da Funarte busca a formação e o aperfeiçoamento do profissional das Artes, tendo em vista fortalecer e valorizar o processo criativo, gerando oportunidades de reconhecimento e desenvolvimento profissional, inserção no mercado de trabalho e geração de emprego e renda. Desta forma, a Funarte almeja cumprir sua função institucional dando acesso democrático ao conhecimento, com efeito multiplicador em todo o território nacional, conforme determinam as metas do Plano Nacional de Cultura.