PROCULT

Pró-Reitoria de Cultura

Pró-Reitoria de Cultura da UEPB apoia realização de Cursos de Capacitação Técnica da Funarte em CG

13 de julho de 2018

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), está apoiando a realização de diversas oficinas e seminários promovidos pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), que ocorrerão em Campina Grande, entre os dias 28 e 31 de agosto. Os cursos de Capacitação Técnica da Funarte percorrerão, além da Rainha da Borborema, seis cidades: Goiânia (GO), Londrina (PR), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).

Serão oferecidas gratuitamente oficinas nas áreas de Artes Cênicas (O Corpo em Cena; Aprimoramento Vocal; Direção Cênica; Iluminação Cênica; Produção e Administração Teatral), Artes Visuais (Sobre representação e representatividade: o ser negro nas artes visuais brasileiras; A crítica de Arte (ainda) é possível?; e Modos de Ver: do olho nu ao olhar fotográfico) e Música (Gestão Cultural; História da Música Brasileira; e Trilha Sonora). Os seminários serão apresentados abordando os seguintes temas: “Arte e Educação”, “História da Arte” e “História da Música”.

Cada curso possui duração de 20 horas e será ministrado por profissionais de referência em suas áreas de atuação. Os interessados em participar poderão realizar as inscrições nos cursos de interesse, na página da Funarte [http://www.funarte.gov.br/]. Para tal, é preciso que estejam atentos para quando da abertura das inscrições, especificamente para Campina Grande. Na cidade, as atividades terão como uma das sedes o Centro Artístico Cultural (CAC) da UEPB (localizado na Avenida Getúlio Vargas, 44, por trás dos Correios – prédio da antiga Faculdade de Administração da UEPB), no Centro.

Dentre os profissionais envolvidos e já confirmados, que ministrarão os cursos, figuram Marina Salomon (bailarina, atriz e professora), Roberta Bahia (docente e fonoaudióloga), Amir Haddad (diretor e professor de teatro), Luiz Fernando Lobo (diretor artístico, dramaturgo, ator e professor de interpretação), Loly Nunes (roteirista, diretora e produtora de espetáculos teatrais), Rodrigo Faour (jornalista, escritor, pesquisador, apresentador, diretor e produtor musical) e Juliana dos Santos (artista visual, arte/educadora e mestre em Arte/Educação e Mediação Cultural pelo Instituto de Artes da Unesp).

A Capacitação Técnica da Funarte busca a formação e o aperfeiçoamento do profissional das Artes, tendo em vista fortalecer e valorizar o processo criativo, gerando oportunidades de reconhecimento e desenvolvimento profissional, inserção no mercado de trabalho e geração de emprego e renda. Desta forma, a Funarte almeja cumprir sua função institucional dando acesso democrático ao conhecimento, com efeito multiplicador em todo o território nacional, conforme determinam as metas do Plano Nacional de Cultura.

Informações como horários das oficinas, bem como o currículo dos ministrantes, serão disponibilizadas em breve.