Pró-Reitoria de Cultura apoia realização do 7º Seminário Agosto para a Igualdade Racial

3 de agosto de 2018

A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está apoiando a realização do 7º Seminário Agosto para a Igualdade Racial, efetuado pelo Movimento Negro de Campina Grande (MNCG). Este ano, o evento homenageia a socióloga, feminista e defensora dos Direitos Humanos Marielle Franco [1979-2018], e a professora, ativista ambiental e primeira mulher africana contemplada com o prêmio Nobel da Paz, Wangari Maathai [1940-2011]. A programação, que é totalmente gratuita, ocorrerá na UEPB, em escolas estaduais e na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de 13 a 18 de agosto.
Diversas palestras, mesas redondas, minicursos e apresentações culturais integram o evento. As inscrições também são gratuitas e estão abertas. De acordo com um dos coordenadores do Seminário, o historiador Jair Nguni, a escolha de homenagear Marielle e Wangari se deu tendo em vista a trajetória de lutas das duas e suas semelhanças com os propósitos da iniciativa. “Elas falam sobre justiça social, igualdade e liberdade, temas totalmente afins ao Seminário, e que estão entre os nossos principais objetivos ao promovê-lo”, explicou. Jair enfatizou, ainda, que a cada ano o evento se consolida, tanto no meio acadêmico, como no que se refere à adesão da comunidade e, notadamente, das escolas. Além de Jair, respondem pela coordenação o artista plástico Jailson Silva, o cantor, compositor e ambientalista Dido Voxon e Ana Lúcia Sales, integrante do MNCG com 15 anos de atuação em defesa da igualdade racial no município.
Pode-se destacar, na extensa programação do Seminário, a mesa redonda “Candomblé, Identidade Racial e Resistência Negra na Diáspora”, a palestra “Desafios e Perspectivas para o Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira nos 15 anos da Lei 10.639\03” e o minicurso “Métodos e Técnicas Pedagógicas de Valorização da História da África e Cultura Afro-Brasileira no Currículo Escolar”. Conforme Jair, o evento conta com 26 palestrantes oriundos de várias partes do Brasil.
Criado pelo Movimento Negro de Campina Grande, o Seminário Agosto para a Igualdade Racial possui como uma de suas premissas o combate ao genocídio da juventude negra e efetivação da Lei 10.639\03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do fundamental ao ensino médio. Este ano, os parceiros do evento são a UEPB, a UFCG, a Palmares Fundação Cultural, o Projeto Social Crianças do Gueto – Professor Assis Capoeira, a Livraria Nobel, o Fórum Paraibano da Juventude Negra, o Sintab, a Associação Cultural de Capoeira Badauê – Mestre Sabiá, o Sindecpetro/Força Sindical, a Adufcg, o Sintenp, a Aduepb e a Gráfica Universitária UEPB.
“Adote uma Árvore” e Comunidade Quilombola
Dez escolas receberão o Seminário, a exemplo da Escola Cidadã Integral Félix Araújo, Escola Cidadã Integral Escritor Virgínius da Gama e Melo e da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Humberto Lucena. As instituições selecionadas terão palestras e atividades culturais, além de mudas de árvores para alunos, professores e funcionários, através do Programa “Adote uma Árvore”, proveniente da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UEPB. O Programa completou 10 anos em 2017 e foi idealizado pelo professor e biólogo Ivan Coelho Dantas [1952-2013], que, como Wangari Maathai, era um grande entusiasta das ações em favor do meio ambiente.
Outro ponto alto do evento refere-se às práticas desenvolvidas na Comunidade Quilombola Matão, do município de Gurinhém (PB). Lá haverá a apresentação dos cantores Dido Voxon e Jataí, além da palestra “Realidade Social, Política e Econômica dos Quilombolas da Paraíba: Como Garantir Direitos em época de tanto Fascismo e Racismo no Brasil?”. O encerramento será feito pelo servidor da UEPB e poeta J. Lima, trazendo a exibição do “Cordel de Palmares”, entre outros.
Inscrições e informações podem ser obtidas por meio dos telefones (83) 98762-8177 e 98756-5065. Confira a programação completa do evento AQUI.