PROCULT

PROCULT

Pró-Reitoria de Cultura

Pró-Reitoria de Cultura apoia a realização da 42ª edição do Festival de Inverno de Campina Grande

15 de agosto de 2017

A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está apoiando a realização do 42º Festival de Inverno de Campina Grande. O evento acontece de 15 a 23 deste mês, com uma ampla e diversificada programação, envolvendo dança, teatro e música.

O Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra se apresentará no evento no próximo sábado (19), a partir das 10h, na Praça da Bandeira. O espetáculo exibido será “Raízes do Brasil: Cores, Ritmos e Tradições”. Abrangendo vários momentos, entre eles o Bumba Meu Boi, uma das festas mais tradicionais do Brasil, e a Cavalhada de Argolinha, uma disputa entre o cordão azul e o encarnado e um jogo existente nos bairros da Rainha da Borborema, transformado em dança, “Raízes do Brasil: Cores, Ritmos e Tradições”. A exibição contará com 19 bailarinos no palco.

Conforme o pró-reitor de Cultura da UEPB, José Cristóvão Andrade, o Festival é uma iniciativa que marca toda a história da cultura campinense. “Torna-se uma obrigação comum, aos órgãos da cidade, blindar o Festival, auxiliar no que seja possível para sua realização, pois ele é um patrimônio de Campina, reconhecido nacional e internacionalmente, por sua grandeza e resistência”, enfatizou. O pró-reitor acrescentou que, ao apoiar o Festival, a UEPB tem a oportunidade de externar sua gratidão e demonstrar o compromisso do reitorado atual com esse tipo de evento.

Nas palavras da presidente do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania, e fundadora e diretora-geral do Festival, Eneida Agra Macarajá, o Festival chega aos 42 anos sem abdicar de seu caráter pedagógico, consagrados pela competência técnico-científica, pelo público e a crítica especializada. “Para esta Edição, propõe-se pensar, refletir, debater a sua história no contexto sócio político econômico e cultural desde a década de 1970 até o presente momento, envolvendo as ideias, linguagens artísticas, transformações, diversidades, ações educativas e projetos incorporados à sua existência”, pontuou Eneida.

Confira aqui e confira a programação completa do 42º Festival de Inverno de Campina Grande.

Texto: Oziella Inocêncio