Primeiro “Palco do Choro” de 2019 terá apresentação do músico Wilson Maria no Museu de Arte Popular da Paraíba

18 de março de 2019

Após um breve recesso, o projeto Palco do Choro retorna com suas atividades na próxima sexta-feira (29), às 19h, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. Desta feita, o homenageado será o músico Wilson Maria. A iniciativa ainda terá a participação de Jonas Oliveira, Zezé Duarte e Givanildo Gonçalves. A entrada é franca.
Nascido em Mulungu (PB), em 8 de dezembro de 1933, Wilson Maria foi o último de uma família de 13 irmãos. O pai era proprietário de terras e vivia de agricultura. Dos cinco primeiros filhos, quatro eram homens e também músicos, de modo que, recorda com vivacidade, foi criado praticamente dentro de uma orquestra. Ele começou dedilhando o cavaquinho no mesmo período em que foi estudar em Bananeiras (PB). No município fez o curso de Técnico Agrícola e ingressou na banda da escola, tocando saxofone. Em seguida, iniciou no bandolim.
Quando do término do curso, decidiu ir morar no Recife (PE). Lá conheceu o famoso músico Rossini Ferreira [1919-2001]. O amor em comum pelo bandolim fez com que se tornassem amigos. Mais tarde, ingressou no quadro de funcionários do Banco do Brasil, necessitando morar na Bahia. Tempos depois, procedeu-se com a sua transferência para a Rainha da Borborema. Na mesma época, reencontrou Rossini.
Figura assídua nas rodas de Choro da casa de Duduta, Wilson Maria hoje está aposentado e segue com seu amor pela sofisticação e a beleza do gênero, considerado a primeira música urbana tipicamente brasileira.
O projeto Palco do Choro se dá por meio de uma parceria entre o Museu de Arte Popular da Paraíba e o Grupo Chorata, ocorrendo desde 2016. De acordo com Hermes de Oliveira Filho, integrante do Grupo e um dos organizadores da iniciativa, o projeto retorna com a melhor das expectativas, sempre com a proposta de enaltecer os artistas e a criatividade, proporcionando um ambiente que privilegia o diálogo entre gerações e o contínuo aprendizado entre elas.
Serviço:
O quê: Palco do Choro, com o músico Wilson Maria e a participação de Jonas Oliveira, Zezé Duarte e Givanildo Gonçalves
Quando: Sexta-feira (29/03/19)
Hora: 19h
Onde: Museu de Arte Popular da Paraíba, às margens do Açude Velho, em Campina Grande.
Entrada: Gratuita
Outras informações: (83) 3310-9738