Núcleo de Estudos e Pesquisas Karl Marx realizará Simpósio Nacional intitulado “Golpismos no Brasil”

13 de novembro de 2017

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Karl Marx da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará, de 19 a 22 de março de 2018, um Simpósio Nacional denominado “Golpismos no Brasil: Uma Questão de Classe!”. O evento ocorrerá na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, e tem como objetivo promover o debate em torno da leitura crítica sobre a ideia de golpe como projeto de uma classe social, a burguesia, desde os tempos oligárquicos do século XIX. A programação abrange minicursos, mostras, grupos de trabalho e palestras.
Conforme o coordenador do evento, professor Valmir Pereira, para abordar o tópico central, buscou-se no processo histórico as mudanças significativas no Brasil, a presença da oligarquia e posteriormente da burguesia nos golpes. Os períodos investigados têm início com a Independência do Brasil em 1822, depois com a maioridade de D. Pedro II, em 1840, a Proclamação da República em 1889, o Tenentismo e a Revolução de 1930, o Golpe do Estado Novo em 1937, o suicídio de Getúlio Vargas em 1954, o Golpe Militar de 1964 e o Golpe de 2016. “A proposta é fazer um grande debate com produções e publicações de alto nível para ecoar nacionalmente”, explicou.
As inscrições para participar do evento, que são destinadas a estudantes, professores e à comunidade em geral, já estão abertas e seguem até o dia 15 de março de 2018. O Simpósio terá como palestrantes Antonio Guedes Rangel Junior, Valmir Pereira, José Marciano Monteiro, Gilbergue Santos Soares, Romero Junior Venancio da Silva, Ada Kesea Guedes Bezerra, Eltern Campina Valle e Ivo Tonet.
Pode-se destacar na programação as palestras “Do Tanque ao Pato: o golpe de 1964 e o golpe de 2016”, o grupo de trabalho “Literatura, Filosofia, Ciências Sociais e Geopolítica: Leituras críticas do golpismo no Brasil”, a mostra “Produção Cinematográfica como Resistência ou Representação golpista” e o minicurso “Conservadorismo, Autoritarismo e Democracia no Brasil”. Confira AQUI a programação completa do Simpósio Nacional.