Museu de Arte Popular da Paraíba sedia lançamento do livro “Partiu – Atenção, Senhores Passageiros…”

8 de agosto de 2019

Nesta sexta-feira (9), às 19h30, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, sedia o lançamento do livro “Partiu – Atenção, Senhores Passageiros…”, de autoria de José Augusto de Oliveira Neto. Saída pela Editora Fontenele, a obra conta com 283 páginas, sendo dividida em 39 capítulos. A entrada é franca.
Conforme revela a sinopse, distanciados há algum tempo pelos quase 1000 km que separam Salvador (BA) de Campina Grande, além do próprio afastamento imposto por 46 anos de diferença de idade, pai e filho se reúnem para uma jornada de um mês juntos, na primeira viagem internacional dos dois, cruzando países da Europa no estilo jovem e descompromissado dos mochileiros.
E, por meio desse percurso, delineiam-se vários lugares, encontros e momentos perpassados pelas mais intensas emoções, indo do êxtase ao pânico, da dor ao deleite, da angústia a mais eufórica alegria. “Essa viagem parte para sempre, em antes e depois, a compreensão de ambos sobre si, sobre o mundo e, principalmente, de um acerca do outro”, explica o autor.
​José Augusto de Oliveira Neto nasceu na Rainha da Borborema, em 19 de março de 1972. É o terceiro mais novo de uma família grande, de nove filhos, que muito moldou a sua personalidade comunicativa e descontraída. Além de trezeano apaixonado, graduou-se, em 1997, em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), então Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
É servidor efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PB), na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e professor também concursado no Departamento de Computação da UEPB, detendo mestrado e doutorado em Computação pela UFCG desde 2010. Guga, como gosta de ser chamado, dispõe de uma marcante veia literária e um peculiar trato com as letras, o que o fez, desde cedo, escrever a respeito das coisas que lhe cercam, dos fatos que lhe marcam, do mundo que lhe toca.
A sensibilidade do autor traz uma boa dose de humor, crítica, um pouco de sátira e neologismos característicos de sua linguagem cotidiana e particular. Costuma partilhar suas crônicas e ensaios com familiares, amigos e, igualmente, em seus perfis nas redes sociais, utilizando, ainda, blogs e grupos de e-mail. Nesse sentido, “Partiu – Atenção, Senhores Passageiros…” resulta dessa inclinação literária, combinada com a necessidade de narrar uma de suas mais transformadoras experiências. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (83) 3310-9738.