Museu de Arte Popular da Paraíba recebe palestra e apresentações inseridas na campanha Outubro Rosa

16 de outubro de 2018

Nesta quarta-feira (17), às 16h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, será sede de diversas atividades que integram a campanha Outubro Rosa, tencionando a prevenção do câncer de mama através do diagnóstico antecipado. A iniciativa acontece graças a uma parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Instituição e o Leo Clube. A entrada é franca.
A programação contará com uma palestra da professora da UEPB, Maria do Socorro Barbosa e Silva, abordando o tema “Outubro Rosa: Prevenção e tratamento do câncer de mama”. Socorro Barobsa é graduada em Fisioterapia (UEPB), mestre em Saúde Coletiva (UEPB) e tem experiência na área de Fisioterapia Urológica, Ginecológica e Obstétrica. Também é pró-reitora adjunta de Extensão da Universidade.
Compreendendo a esfera artística do evento estará o Grupo Vocal Flor de Quipá, composto apenas por mulheres, e o cantor Matheus Paulino. Representantes das Ongs “Rede Feminina de Combate ao Câncer” e “Mulheres de Peito” confirmaram presença na atividade e deverão comercializar seus produtos, objetivando dispor de subsídios para as práticas que desenvolvem.
De acordo com a professora Socorro, a detecção precoce é fundamental tendo em vista o aumento das chances de cura. “Muitos aspectos da doença são passados de forma errônea ou deixam dúvidas. Nestas ocasiões podemos reverter esse quadro e conversar diretamente, explicando e esclarecendo, dissolvendo medos e preconceitos. Estar atenta ao próprio corpo e ao cuidado de si deveria fazer parte da rotina, mas usualmente não é assim no dia a dia, então o Outubro Rosa dá o ensejo para fazermos esse chamado”, apontou.
Segundo o presidente do Leo Clube, Flávio Martins, pela segunda vez a instituição juvenil internacional, que é patrocinada pelo Lions Clube Internacional, realiza iniciativa semelhante. “No ano passado, nesse período, estivemos na Praça da Bandeira distribuindo informativos e laços. Consideramos muito importante fortalecer essas ações e dar nossa contribuição no que se refere à orientar as pessoas”, explicou. O Léo Clube está em Campina há mais de duas décadas trabalhando com a prestação de serviços à sociedade, conforme acrescentou Flávio.
O movimento Outubro Rosa ocorre em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e incentiva a população, empresas e entidades a atuarem na campanha. Nesse sentido, as cidades participantes também iluminam os principais monumentos com a cor rosa.