Museu de Arte Popular da Paraíba promove evento com novos e renomados nomes do repente

17 de outubro de 2018

Nesta quinta-feira (18), o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, tem novidade para quem gosta do trabalho dos repentistas da região. Trata-se do “Cantoria no Museu”, que objetiva trazer as estrelas do repente e revelar novos nomes, sendo direcionado para admiradores e pessoas que almejam pesquisar sobre essa arte tão nossa. O evento inicia às 19h, tem entrada franca e contará com os cantadores Rogério Meneses (PB) e João Lídio (PE), com a mediação do poeta Iponax Vila Nova.
Iponax explicou que o “Cantoria no Museu” remete a uma parceria que data dos anos 70, quando a UEPB ainda era Universidade Regional do Nordeste (URNe) e já organizava, junto com alguns repentistas, o Congresso de Cantadores em Campina. “A intenção é que o evento ocorra mensalmente, com uma dupla diferente, sempre na terceira quinta-feira de cada mês”, enfatizou. Assim, para o público será um convite para que conheça a performance dos artistas do gênero na atualidade, acompanhando as violadas e desafios entre eles, bem como a improvisação e o raciocínio rápido característicos, que trazem em grau máximo a sofisticação do jogos de palavras do Repente.
Para Iponax, a atividade abrirá espaço a um novo nicho de pessoas que desejam não somente assistir e ouvir, como compreender melhor essa arte. “O gênero tem obtido cada vez mais destaque em Campina e em outras cidades nordestinas. O Desafio Estado contra Estado, por exemplo, é realizado na Rainha da Borborema e também dispõe do apoio da UEPB”, assinalou.
O “Cantoria no Museu” acontece graças a uma parceria entre o Clube do Repente, a Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da UEPB e o MAPP. Outras informações podem ser adquiridas por meio do telefone (83) 3310-9738.
Mais sobre os participantes
Rogério Meneses é natural de Imaculada (PB), onde começou seu caminho como repentista. É graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica) e possui pós-graduação em Gestão Pública pela Associação Caruaru de Ensino Superior (Asces). Já cantou em mais de 200 festivais de repentistas, tendo em muitos conquistado o primeiro lugar. Detém vários CD’s e DVD’s gravados.
João Lídio nasceu em Sertânia (PE), mas é radicado em Gravatá (PE). Malgrado a pouca idade, é cantador de viola e repentista profissional, visto como um dos principais artistas da nova geração nesse âmbito. Foi trazido para o universo da poesia popular através do mestre pernambucano Ivanildo Vila Nova.
Iponax Vila Nova é de Cajazeiras (PB). Filho de Ivanildo Vila Nova, teve a poesia como cotidiano. Ativista da cultura matuta, ele é considerado um dos grandes nomes da declamação de nossos dias. Dispõe de mais de 20 anos de carreira e vários CD’s no currículo. Na sua trajetória artística destacam-se a criação e apresentação do “Desafio Estado versus Estado”, iniciativa realizada de 2003 até hoje, anualmente, no Teatro Municipal Severino Cabral e a fundação do Clube do Repente. Também é gestor de Cultura Popular da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por meio da qual ministra oficinas em todo o Estado, bem como efetua, mensalmente, desde 2015, o projeto “De Repente no Espaço”, em João Pessoa.