Mostra de Música do Centro Artístico Cultural da UEPB recebe grande público no Museu de Arte Popular da Paraíba

18 de dezembro de 2017

Na noite da última quinta-feira (14), o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, recebeu a Mostra de Música do Centro Artístico Cultural (CAC). Dela participaram os estudantes e professoresdas oficinas de Sanfona de Oito Baixos (com Luizinho Calixto), A Sanfonada (com Edglei Miguel), Sivuquiando (com João Batista), Violão (com Caio César), Canto Coral (com Erivelton da Nóbrega), Iniciação à Filarmônica (com Jomar de Souza) e Percussão Regional (com Erivan Ferreira).
Familiares, alunos e docentes do CAC e da UEPB, bem como a comunidade em geral atraída pela boa música, em especial os que caminham no Açude Velho, pararam para ver a produção artística desenvolvida na Universidade. Participaram da ocasião o vice-reitor da UEPB, Flávio Romero Guimarães, o pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade, o pró-reitor adjunto de Cultura, Benjamim Pereira Filho e o diretor do MAPP, Angelo Rafael. Também estiveram presentes a diretora do Centro Artístico Cultural, Patrícia Lucena, e uma das curadoras da área de Cordel do MAPP, Joseilda Diniz, bem como o diretor do Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, Agnaldo Barbosa.
Em sua fala, o vice-reitor da UEPB elogiou o trabalho desenvolvido no Centro Artístico Cultural, a excelência dos professores e o esforço dos alunos. Flávio Romero Guimarães enfatizou que através das iniciativas centradas na Arte, a exemplo dos cursos oferecidos pelo Centro Artístico, a Universidade alia os saberes teóricos e os práticos, contextualizados de modo a favorecer a construção do conhecimento, reafirmando continuamente o compromisso da Instituição como propulsora da cidadania e da democratização da cultura.
O pró-reitor de Cultura destacou a intensa participação do público nas práticas artísticas da Universidade. “Assim, a UEPB cumpre uma de suas missões, ampliando o acesso da comunidade universitária, bem como de todos, não apenas aos bens culturais, mas aos instrumentos de sua produção”, assinalou. O pró-reitor adjunto de Cultura felicitou os presentes, ressaltando, sobretudo, o talento dos estudantes que se apresentaram e os docentes que os acompanham. Para o professor Benjamim, o investimento na Arte e na Cultura representa uma maior oportunidade para que a educação desponte, ganhe mais força, posto que é através da sensibilidade que surge o senso crítico e a independência do pensamento.
Na oportunidade aconteceu a entrega do livro “Juscelino – Vida e Obra em Verso”, de autoria de Luiz Nunes (Severino Sertanejo). A publicação foi doada às redes campinenses de ensino estadual, representada por Júnia Coutinho, e municipal, representada por Regina Mota. E, dando prosseguimento a programação, procedeu-se com as homenagens. A família do poeta Manoel Monteiro recebeu um certificado de Menção Honrosa pelo conjunto da obra do bardo e a relevância dela para a Literatura paraibana.
Além dos professores e estudantes do CAC, a Escola Municipal de Ensino Fundamental CEAI Governador Antônio Mariz apresentou-se na Mostra, trazendo no repertório canções clássicas, antigas e contemporâneas. Houve ainda a apresentação dos emboladores de coco Canário do Império e Fredi Guimarães. Encerrando a noite, o Acauã da Serra brindou a plateia com a exibição de diversos espetáculos de dança ambientados na obra de Luiz Gonzaga, outro homenageado da noite, através dos pesquisadores José Nobre, Chico Nóbrega e José Lira.
Cultura de Luto
Durante a Mostra foi lembrado com pesar o assassinato, na quinta-feira, do funcionário público Florentino Batista, que também era aluno do curso de Percussão Regional doCentro Artístico da UEPB. Dançarino e agitador cultural, “Floro”, como era conhecido, foi pioneiro do tradicional Grupo Tropeiros da Borborema e rememorado como uma pessoa amável e solícita, que deixou a marca da alegria na cultura campinense.
Fotos: Talitta Uchôa, Paizinha Lemos e Hugo Tabosa