Minicurso voltado à leitura de peça de Shakespeare inaugura projeto sobre obras clássicas

11 de abril de 2018

Criar possibilidades para trabalhar o texto literário de forma lúdica, buscando despertar o hábito e o gosto pela leitura. Esse foi o objetivo principal que impulsionou a idealização do projeto de extensão “Relendo Clássicos: dinâmicas de sala de aula para textos de literatura de língua inglesa”, coordenado pelo professor José Vilian Mangueira, do Departamento de Letras do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira.
Como primeira parte do projeto, deu-se a criação do minicurso “A soundtrack for Hamlet: leitura da peça de Shakespeare através de músicas contemporâneas”, cuja atividade inicial aconteceu na noite dessa terça-feira (10), no Auditório do Centro de Humanidades (CH). Para o professor José Vilian, a proposta é oferecer ferramentas de interpretação da peça de William Shakespeare a partir do diálogo com músicas que abordam temáticas semelhantes às que são apresentadas pelo dramaturgo.
“Nesse processo de diálogo, serão discutidos pontos pertinentes quanto ao estudo do gênero tragédia, além de questões que abrangem a leitura estruturalista do texto Hamlet”, explicou o docente, que conta com estudantes bolsistas que lhe auxiliam na exceção do projeto.
A iniciativa envolve estudantes dos diferentes cursos de graduação do Centro de Humanidades, bem como professores da Educação Básica e a comunidade guarabirense. O minicurso se constituirá de três encontros. Os próximos estão marcados para os dias 17 e 24 deste mês, às 19h, no Auditório do CH.
Texto: Simone Bezerrill
Fotos: Equipe da extensão