Mês das férias escolares intensifica visitação no Museu de Arte Popular da Paraíba

7 de fevereiro de 2019

O mês de janeiro é dos mais significativos no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, no que se trata de visitação. O período obteve 2.121 visitas, contra 1.867 contabilizadas no início do ano passado, um aumento, portanto, de 13,6%.
Nas férias, a Paraíba continua prestigiando o espaço – dedicado à exposição e captação do acervo documental da Música, do Artesanato, da Cantoria, da Literatura de Cordel e da Xilogravura – com um grande volume de frequência, dado que em janeiro afluíram ao local 898 visitantes. Em seguida, os pernambucanos foram maioria no MAPP, com 310 visitas.
A visitação dos paulistas também foi expressiva, tendo em vista que 166 estiveram no Museu. Rio Grande do Norte – RN (149), Rio de Janeiro – RJ (120) e Bahia – BA (105), compõem, ainda, uma tríade considerável de visitações. Houve, igualmente, visitantes estrangeiros, em especial provindos da Alemanha, Bolívia, Estados Unidos, Europa, Inglaterra, Japão, Peru, Portugal e Uruguai.
Agora em fevereiro o horário do Museu foi normalizado. Assim, o MAPP voltou a funcionar de terça a sexta-feira das 9h às 19h e aos sábados e domingos, das 14h às 18h, estando as segundas-feiras reservadas à manutenção. A coordenação do Museu orienta que em caso de visitas para estudos ou grandes grupos, é indicado um contato prévio para agendamento, podendo ser feito através do telefone (83) 3310-9738.
Retomada de projetos
Os projetos “Palco do Choro”, que traz os clássicos do Chorinho e também o trabalho autoral dos grupos locais do gênero, e o “Cantoria no Museu”, incorporado à agenda de espetáculos do MAPP em outubro de 2018 e que presenteia o público com a participação de repentistas conhecidos e iniciantes, serão retomados em março. Gratuitas, as duas iniciativas se harmonizam à proposta da UEPB de convidar toda a comunidade a conhecer um pouco da vida cultural de Campina e do Estado, a aproximar-se dos artistas e a apreciar a produção regional.
À frente do “Cantoria no Museu”, Iponax Vila Nova informou que o próximo encontro ocorrerá às 20h do dia 21 de março, tendo como atrações os poetas Hipólito Moura (PI) e João Lourenço (PB). Já o “Palco do Choro” retornará no dia 29, às 19h, e os integrantes ainda serão definidos, segundo apontou Hermes de Oliveira Filho, componente do Grupo Chorata – parceiro do MAPP na execução da atividade.