MAPP sediará encerramento do 1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos

23 de maio de 2017

Ocorrerá no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), na próxima sexta-feira (26), a partir das 16h, o encerramento das atividades do 1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos. O evento, efetuado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), configura-se como o ápice das ações realizadas e terá entrada franca.
Diferente das edições anteriores, essa ocasião do Encontro será divida em três partes, abertura, apresentação dos grupos artísticos do Centro Artístico Cultural (CAC) e a culminância, com a exibição dos sanfoneiros que se destacaram nas cidades de Araruna, Lagoa Seca, Patos, Monteiro, Catolé do Rocha, Guarabira, São Vicente do Seridó, João Pessoa, Itabaiana e Campina Grande.
Aproximadamente 100 sanfoneiros selecionados estarão no MAPP. Cada um deles escolherá músicas de sua predileção, sendo algumas composições próprias, e será contemplado com um troféu.
O Encontro terá como mestres de cerimônia o poeta Lino Sapo e o ator do CAC, Chico Oliveira. A programação cultural contará com todos os professores e alguns alunos do Centro Artístico, com apresentações de dança e música, sempre abordando a tônica regional. A cantora Gitana Pimentel também fará uma participação especial no evento, assim como o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra e os emboladores de coco Fredi Guimarães e Canário do Império.
Durante o encerramento, transcorrerão diversas homenagens a artistas de renome quando se fala em música nordestina, a exemplo de Jackson do Pandeiro, Marinês, Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos, Severino Medeiros, que participará do evento, e a Família Calixto, que marcará presença com Luizinho Calixto, João Calixto e Marcelo Calixto. As homenagens serão efetivadas por meio de vídeos e apresentações musicais variadas. Está prevista, ainda, a leitura de um manifesto em defesa dos sanfoneiros e tocadores de oito baixos do Estado.
Mais sobre o Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos
O 1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Paraíba dispôs de aulas-espetáculo com Luizinho Calixto e muitos momentos de aprendizado mútuo entre os integrantes. Desenhado e executado pela Instituição – detentora da única Escola de Sanfona de Oito Baixos sediada dentro de uma universidade, o que em si já revela o quanto é cara à UEPB a multiplicação e preservação dos saberes que envolvem nossas sonoridades regionais – o empreendimento palmilhou, de março a maio, várias localidades do Estado.
Planejado inicialmente para ocorrer apenas onde a Instituição dispunha de Câmpus, o Encontro deparou-se com a acolhida e o entusiasmo de outras localidades, que externaram seu desejo de fazer parte dessa genuína celebração artística da Paraíba, do Nordeste e do Brasil.
Para além das atividades efetuadas no 1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos, a UEPB já prepara o “Atlas dos Sanfoneiros do Estado da Paraíba”, com o registro dos participantes e suas particularidades criativas. Mais do que documental, o livro-mapa conterá fotos e depoimentos, propagando, guardando e elevando, assim, o trabalho primoroso desses artistas.