MAPP receberá troféu da Associação Brasileira dos Jornalistas e Escritores de Turismo da Paraíba

27 de julho de 2018

O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), que tem como gestora e mantenedora a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), receberá uma das mais expressivas honrarias concedidas anualmente no Estado. Trata-se do Troféu Waldemar Duarte, outorgado pela Associação Brasileira dos Jornalistas e Escritores de Turismo (Abrajet-PB). O Troféu homenageia pessoas, entidades ou empresas que se destacam no turismo, nas artes e na cultura pela criatividade, incentivo e valorização da identidade regional.
Para o diretor do MAPP, Ângelo Rafael, ao ser agraciado com o Troféu Waldemar Duarte, o Museu demonstra que vem atingindo aquilo a que especialmente se propõe: formação de público e de crítica. “A comunidade está participando da consolidação deste projeto MAPP/UEPB. Ela descobre, se integra, se informa, instrui-se e passa a fazer parte orgânica das exposições e atividades. E o mais importante: por meio da observação crítica, consegue elaborar saberes e visões de mundo de acordo com a evolução do pensamento e caráter individual e coletivo de uma sociedade”, apontou.
Ângelo assinalou que o Troféu ser dirigido ao MAPP significa dizer que as vertentes do jornalismo estão acompanhando o trabalho efetuado pelo Museu e sua interação com a comunidade. “Certamente, eles vêm observando o lento caminhar para a implementação de um espaço de educação por meio da arte e da cultura, que é uma das bases para a formação de um entendimento maior, de uma compreensão mais ampla, para todos. É uma sinalização de que o caminho trilhado até agora está certo”, explanou.
A eleição efetivada pela Abrajet é criteriosa e se dá através de votos, sendo as indicações feitas pelos sócios. Ainda não foi definido o local e a data da solenidade de entrega dos troféus. Na mesma oportunidade também será feita a entrega da Comenda Wills Leal, que tem o propósito semelhante de enaltecer aqueles que impulsionaram o desenvolvimento na Paraíba.
Sobre a Abrajet e o MAPP
A Abrajet foi fundada no dia 29 de janeiro de 1957, no Rio de Janeiro, por um grupo de jornalistas e escritores desejosos de ver a atividade turística conquistando o merecido espaço no Brasil. Desde a sua fundação, a entidade, que reúne jornalistas especializados, tem feito crescer a sua representatividade e atuação. Atualmente compõem a Abrajet 23 estados, sendo 22 com secionais e um com comitê. O quadro de associados registra aproximadamente 350 profissionais, que atuam em jornais, revistas, TVs, rádios ou em assessorias de imprensa de órgãos públicos ou empresas do setor de turismo. Na Paraíba, a Abrajet conta com mais de 30 anos de fundação.
Lugar de exposição e captação de acervo documental da Música, do Artesanato, da Cantoria, da Literatura de Cordel e da Xilogravura, o MAPP possui como premissas criar, elevar e salvaguardar a cultura popular da Paraíba. Com uma programação vibrante e gratuita, o Museu, que adorna as margens do Açude Velho com o brilho da arquitetura de Oscar Niemeyer, vem se tornando o queridinho de Campina, através de diversas práticas que envolvem a grande capacidade imaginativa dos artistas do Estado, aproximando-a de toda população. A ideia é que no MAPP o artista não apenas transmita seu gênio, mas também desfrute das instalações do Museu como potencial de inspiração e de apresentação pública.