Integrante do Grupo de Ballet da UEPB é convidado para fazer parte da Companhia Gira Dança de Natal

6 de janeiro de 2017

O ano de 2017 começou com boas novas para o Ballet da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Um dos integrantes do Grupo, Iêgo José, de 23 anos, recebeu o convite para integrar a Companhia Gira Dança, proveniente de Natal (RN). Toda a formação de Iêgo na dança advém do Curso e do Grupo de Ballet da Universidade.
A Gira Dança é uma companhia de dança contemporânea, criada em 2005. Ela tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, utilizando o conceito do corpo diferenciado como ferramenta de experiências. O trabalho proposto pela companhia é concentrado em romper preconceitos, limites pré-estabelecidos e criar novas possibilidades dentro da dança contemporânea. Dentre os prêmios que conquistou nos últimos anos, figuram Palco Giratório (2015), Rumos Itaú Cultural (2014), Prêmio Funarte para Realização de Encontros, Seminários, Mostras, Feiras e Festivais (2013), O Boticário na Dança (2013/2014) e o BNB de Cultura (2013).
Iêgo, que é nascido em Jardim de Piranhas (RN) e veio para Campina Grande para estudar, iniciou os estudos no Ballet Clássico em 2012, com o professor Jefferson Freitas, no Curso de Ballet da UEPB. Pouco mais de um ano depois, passou a estagiar no Grupo da Instituição e, em 2014, já era integrante oficial dele. No final de 2015, a formação técnica do bailarino lhe deu base para ser convidado para a Cia Brasileira de Ballet, localizada na cidade de Ourinhos (SP), tendo à frente o formador de talentos Jorge Teixeira.
Já na capital paulista, Iêgo José foi convidado pela diretora do Ballet Stagium, Marika Gidali, para uma audição e ficou entre os 10 primeiros bailarinos. Retornando à Paraíba, Iêgo fez uma seleção para o Mestrado em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e foi aprovado.
“Ele começou a se destacar muito rápido. É um rapaz de talento e percebi isso desde cedo. No Ballet da UEPB essa habilidade latente foi sendo lapidada. Ele ganhou vigor físico, mais força muscular e técnica. Importante ressaltar que o Grupo e o Curso de Ballet da UEPB têm essa preocupação de formar bailarinos, profissionalizá-los para que possam viver do ofício”, explicou o diretor artístico do Grupo, Fredson de Sousa.
Quando Iêgo passou no mestrado, compondo uma pesquisa em dança na UFRN, Fredson orientou-o a não parar suas atividades no Ballet e, após uma audição, Iêgo passou a integrar o elenco da Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão. O trabalho de Iêgo José na Gira Dança começa no dia 16 deste mês.
“É uma grande oportunidade. Tenho certeza que será muito enriquecedor. Sou muito grato ao Curso e a o Grupo da UEPB, especialmente aos professores Jefferson e Fredson. Eles realmente ensinam você a ser um artista da dança. Claro que o Ballet pode ser visto como um hobby, e é um bom hobby, mas se você se dedicar, se quiser mais, como eu sempre quis, porque sempre amei a dança, a UEPB te dá isso com o Ballet: uma profissão”, ressaltou Iêgo.
Fotos: Igor do Ó Araújo / Divulgação