Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra se apresenta no encerramento do 1º Festival de Folclore de Campina Grande

27 de junho de 2019

Nesta sexta-feira (28), às 19h30, o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, oriundo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), estará no encerramento do 1º Festival de Folclore de Campina Grande. A iniciativa tem como objetivo a difusão e promoção da cultura popular e a aproximação entre aqueles que trabalham com a Dança no município, sendo realizada pelo Conselho Internacional de Festivais (CIOFF) e dispondo da UEPB, da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) e da Medowpromo como apoiadores.
Conforme o diretor do Grupo, Agnaldo Barbosa, estarão no evento 30 componentes do Acauã. Teremos o vocal completo e exibiremos várias sequências, tendo o coco como base, explicou. Para Agnaldo, a execução do Festival traz a esperança de que atividades similares voltem a figurar na agenda da Rainha da Borborema.
Queremos muito que o município esteja no circuito para que a dança na cidade tenha mais estímulo e também para promover o intercâmbio entre os profissionais da área. É um reforço para a retomada de vida dos movimentos culturais ligadas à dança e o Acauã fica feliz por compor a programação”, apontou.
Na oportunidade, o Acauã dividirá o palco com a Companhia de Danças Folclóricas Trilhas da Amazônia, trazendo 45 integrantes à cena. Já passaram pelo Festival a Companhia de Projeções Folclóricas Raízes, o Balé Folclórico Sisais, os Tropeiros da Borborema, a Companhia Livre, o Balé Popular Terras Potiguares e o Grupo de Dança Caetés.
O delegado municipal do CIOFF e coreógrafo do Acauã, Roberto Almeida, que está à frente do evento, contou que o Festival alcançou êxito. “Atingimos nosso principal propósito que é efetivar a união entre os grupos. Todos os anos participávamos das comemorações do São João, mas cada um por si e, consequentemente, de maneira dispersa. Este ano estivemos todos juntos”, assinalou.
A expectativa de Roberto é que em 2020 todos os grupos de Campina estejam na iniciativa, de modo a fortalecer esse segmento na cidade. "Esperamos atrair turistas nacionais e internacionais para prestigiar o evento, consolidando-o no calendário mundial de festivais de folclore do CIOFF”, endossou. Outras informações podem ser adquiridas por meio dos telefones (83) 3310-9733 e 3322-4632.