Exposição fotográfica “Janelas de Mim” está em cartaz no Museu de Arte Popular da Paraíba

24 de novembro de 2017

Está em cartaz no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, a exposição fotográfica “Janelas de Mim”, da médica cardiologista Imara Queiroz. Contando com 21 fotos, a exposição é ambientada em Parari (PB), cidade dos avós de Imara – Genival e Rita. Assim, “Janelas de Mim” faz um recorte no tempo em direção às lembranças mais caras à autora. A entrada é franca.
“Na infância, minha mente passeava imaginando o que faziam aquelas famílias que moravam isoladas em pequenos sítios, casas pequenas e de janelas abertas. A curiosidade da criança foi saciada vivenciando, por alguns dias, a rotina feliz da vida simples. Cada pessoa que me abria a porta passava um pouco de si. Através da fotografia pude fazer o exercício de olhar o outro, sua vida, sua rotina. Voltar à cidade dos meus avós, como fotógrafa, foi maravilhoso. Todas as fotografias dedico a eles”, ressalta Imara.
O professor e psiquiatra Edmundo Gaudêncio, que faz a apresentação da exposição, destaca que “Janelas de Mim” fala sobre tempo, saudade, ser e não ser. Para ele, e conforme impressões da própria autora a ele repassadas, Imara é três janelas: uma aberta para o mundo que não é mais, o mundo de ontem, o mundo da lembrança; outra que abre para o mundo que ela enxerga e que a ela devolve o olhar; e uma terceira janela para o futuro, o sonho. Desse modo, a partir dos instantâneos, congelam-se instantes, eternizam-se pessoas, fatos, eterniza-se uma cidade de ontem, de hoje, de amanhã, numa cidade única no mundo.
Nas palavras do curador, Ângelo Rafael, também coordenador do MAPP, Imara Queiroz, na exposição, “reencontra-se com o que de mais sagrado estava guardado, e que eclodiu em cada imagem, de uma simplicidade que toca, incomoda, encanta, e de enorme apelo silencioso de humanidade atemporal”.
“Janelas de Mim” segue em cartaz no MAPP até o dia 25 de fevereiro de 2018. O Museu de Arte Popular da Paraíba funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h. Às segundas-feiras, o local é fechado para manutenção. Em caso de visitas para estudos ou grandes grupos, é preciso entrar em contato para efetivar o agendamento por meio do telefone (83) 3310-9738.
 
Foto: Talitta Uchôa