Exposição que apresenta acervo dos 30 anos do Grupo Acauã da Serra segue até 15 de janeiro

6 de dezembro de 2016

slideacaua-1
O Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, pertencente à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promove até o dia 15 de janeiro a exposição “História, Arte e Patrimônio”. Com curadoria de Walter Tavares a exposição traz parte considerável de um gigantesco acervo de mais de 500 obras.
“A exposição abrange premiações, comendas, souvenires de viagens e presentes recebidos pelo Acauã da Serra. Também há obras de arte, como óleos sobre tela de artistas plásticos paraibanos, retratando as danças do Grupo. Junto, esse material se constitui em um importante patrimônio histórico e artístico da UEPB e da própria Rainha da Borborema”, explicou o diretor do Grupo, o professor Agnaldo Barbosa.
Desde novembro do ano passado, o Acauã, que já conta 30 anos de atividades, criou um espaço destinado à preservação de seus adornos, imagens e demais elementos que utiliza nos espetáculos. “Transformado em Memorial, esta é a primeira grande exposição pública sobre o Grupo, que, ao longo da sua existência, já se apresentou para mais de um milhão de pessoas”, apontou Agnaldo.
O Memorial funciona em uma sala situada no mesmo local onde acontece a exposição, e permanecerá funcionando simultaneamente a ela. De acordo com Agnaldo, nesse período, o horário de visitação de ambos será de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 18h, bem como aos sábados, das 8h até às 12h. Após o encerramento da exposição, o Memorial volta a funcionar em seu horário padrão: de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Mais sobre o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra
O Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, da UEPB, tem sede na cidade de Campina Grande. A sua denominação é originária do nome da ave “Acauã” (do Tupi waka’wã), habitante das caatingas nordestinas e que é conhecida pela tradição oral como tendo um canto de mau agouro e prenunciador de chuvas. A expressão “da Serra”, denominando lugar, é uma referência direta à Serra da Borborema, que marca geograficamente a região polarizada por Campina.
Fundado em 01 de maio de 1986, pelo geógrafo Agnaldo Barbosa, através de movimentos culturais comunitários ocorridos no bairro de Bodocongó, em Campina, o Grupo foi posteriormente incorporado à UEPB, estando hoje ligado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult). Conhecido por sua participação ativa nos diversos eventos promovidos pela Universidade, o Grupo já palmilhou quase todas as regiões do Brasil e fez cerca de 500 apresentações na Europa. Outras informações sobre o Grupo, a exposição e o Memorial podem ser adquiridas por meio do telefone (83) 3310-9733.