Exibição fílmica e exposição cultural abrem evento em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra no CH

21 de novembro de 2017

A partir desta segunda-feira (20), o Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, realiza uma série de atividades acadêmicas e culturais em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, tradicionalmente festejado em 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares. A abertura do evento se deu com a exposição “Quão negras somos” e com o “Cine negro com pipoca”, promovidos pela Biblioteca Professora Maria do Carmo de Miranda. Logo mais à noite, acontece o “Sarau das negras”, no Espaço da Expressão.
A exposição, que ficará disponível até sexta-feira (24), tem como objetivo demonstrar a importância da cultura afro-brasileira, apresentando elementos que compõem o universo da literatura, dança, culinária e religião. Ainda está sendo exposto um conjunto de bibliografias que aborda a história da África e a cultura dos povos africanos. O acervo faz parte da biblioteca do Centro de Humanidades (CH) e poderá ser consultado por todos que fazem parte da comunidade acadêmica do CH.
A festividade em alusão ao Dia Nacional da Consciência é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABI-UEPB/CH). Com o tema “Seja Dandara, seja heroína”, o evento propõe espaços de diálogo para tratar sobre histórias de mulheres negras de ontem e hoje que são símbolos de luta por direitos e melhores condições de vida. Segundo a professora Ivonildes Fonseca, coordenadora do NEABÍ-UEPB/CH, a ideia é fortalecer a memória das lideranças negras femininas e estimular o protagonismo da mulher negra na comunidade onde vive.
Além de exposição fotográfica e exibição fílmica, a programação envolve palestras, sarau e painéis de discussão. O evento conta com a parceria e o apoio da Organização de Mulheres Negras na Paraíba (Bamidelê), da Associação Serviço de Educação Popular (SEDUP), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Biblioteca do CH, bem como dos Coletivos Violeta Formiga e Pretas.
Texto: Simone Bezerrill