Editora da Universidade Estadual da Paraíba lança e-book “Conhecimento, sociabilidade e humanidade”

11 de abril de 2019

O catálogo da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) acaba de ganhar mais uma obra. Foi recém-lançado o livro digital “Conhecimento, sociabilidade e humanidade: prenúncios de um novo tempo”, organizado pelas professoras Verônica Almeida de Oliveira Lima e Robéria Nádia Araújo Nascimento, além do professor Joaquim José Jacinto Escola. O e-book é uma reunião de textos que discutem sobre educação, comunicação na web, ciberbullying, ativismo político, linguagem de cordel, dentre outros. A publicação já está disponível para download na página da EDUEPB.
De acordo com a professora Robéria Nádia, do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e do Departamento de Jornalismo da UEPB, hoje a educação enfrenta um impacto no contexto social em que a cultura da informação traz a esperança da convergência em um tempo em que os destinos humanos sentem falta das interfaces, abraços e entrelaçamentos. “Esta é uma obra na qual trabalhamos nos últimos quatro anos. Foi um período de muito estudo, dedicação e acima de tudo transpiração. Este livro partiu de questionamentos sobre como a educação suscita novas formas de sociabilidade? De que modo pode relacionar a cognição e o afeto na busca do conhecimento? Os artigos reunidos constituem tentativas de ultrapassar os reducionismos das fronteiras disciplinares, discutindo noções de cultura, formação, tecnologias, redes sociais, tradição e outros que estão inseridos nesse contexto”, afirmou.
Ainda segundo uma das organizadoras da obra, o objetivo do livro é pensar a educação sob a ótica da humanização de posturas e procedimentos, a fim de propiciar reflexões sobre a prática docente, no que diz respeito às experiências de sociabilidade nos contextos da escola e da sala de aula. O e-book conta ainda com a participação de outros 15 professores de instituições como a UEPB, UFCG, de Portugal e da Espanha, que contribuíram com seus textos que convergiram para a rica possibilidade de intersecção e socialização de saberes construídos a partir de contextos geopolíticos distintos, mas com problemáticas educacionais bem próximas.
“O livro apresenta uma proposta híbrida e de interface de saberes, à medida que reúne trabalhos e pesquisas de docentes brasileiros, portugueses e espanhóis. Trata das práticas educativas e dos processos de ensino-aprendizagem em meio às dinâmicas tecnológicas, interessando a professores em processo de formação, pesquisadores do campo educacional e alunos da área”, acrescentou Robéria.
As professoras Verônica Almeida de Oliveira Lima e Robéria Nádia Araújo Nascimento são docentes da Universidade Estadual da Paraíba, enquanto o professor Joaquim José Jacinto Escola é docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) de Portugal. “Conhecimento, sociabilidade e humanidade: prenúncios de um novo tempo” conta com 11 artigos, além dos textos “A obra em contexto” e “Sobre os autores”, e pode ser baixada gratuitamente na página da EDUEPB.
Texto: Givaldo Cavalcanti