Curso de Letras promove mesa redonda sobre a presença da mulher na música brasileira

20 de setembro de 2018

Na próxima sexta-feira (21), às 9h e às 19h, o curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará uma mesa redonda com o tema “A presença da mulher na música brasileira”. O evento, que acontece no Auditório III da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, é resultado de um curso de extensão sobre o tema, ministrado pelo professor Edson Tavares, do Departamento de Letras e Artes da Instituição. Ele mediará o debate.
Serão palestrantes as alunas Ana Marcelino, que abordará a quebra de estereótipos femininos em letras de canções de Rita Lee; Fabiana Fernandes, que falará sobre as musas que protagonizam sua sexualidade em letras de músicas brasileiras; e Helena Cardoso, que discutirá a construção e desconstrução do estereótipo social relacionado às Amélias.
Após a apresentação dos temas, as palestrantes se colocarão à disposição para responder aos questionamentos do público. Será concedido certificado de participação aos presentes. O evento tem entrada gratuita e será transmitido ao vivo, através do Facebook.
O professor Edson Tavares destacou que “em tempos tão obscuros, principalmente no tocante à discriminação da mulher no cenário social, faz-se necessário ocuparem-se todos os espaços de discussão, no sentido de fazer frente a essa realidade. A música brasileira tem sido um vasto espaço para disseminação de ideias, tanto repressoras quanto libertadoras, nesse campo. Por essa razão, é o nosso objeto de discussão e reflexão”.