Curso de Ballet do Centro Artístico Cultural da UEPB apresenta espetáculo “Divertissement”

21 de novembro de 2018

Inserido nos eventos de culminância do Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que anualmente apresenta a toda população as atividades que desenvolve, o Curso de Ballet da Instituição apresentou, na noite desta terça-feira (20), o espetáculo “Divertissiment”. O evento ocorreu no Sesc Centro, em Campina Grande, tendo recebido a atenção de um público animado e emocionado pela variedade de detalhes e o esmero revelados na exibição.
Quando a delicadeza diáfana dos tutus das bailarinas entrou em cena, aliada a uma iluminação sutil em claros tons de ocre, às músicas temáticas e à beleza da evolução dos movimentos no palco, “Divertissement” começou a tomar forma. Romance, brasilidade, culturas diferentes e muito entusiasmo deram a tônica do espetáculo, que trouxe um verdadeiro mosaico de bom gosto em se tratando de Ballet, a partir da costura de diversas coreografias.
A coordenadora pedagógica do Curso de Ballet da UEPB, a professora Waleska Rocha, explicou que 75 estudantes estiveram em “Divertissement”. Para ela, as culminâncias do CAC relacionadas ao Curso, além de trazerem alegria, também significam divulgar para a comunidade o trabalho efetivado. “É importante também porque, visibilizando nossas atividades, muitas outras pessoas terão interesse em saber mais sobre o Curso e assim transmitiremos nosso conhecimento para mais gente”, ressaltou.
Assim, as apresentações, para Waleska, configuram-se como realização, a concretização do ofício e do zelo que ele envolve. “Participei de projetos como esse, quando criança, e me encantei pela Dança. Hoje, como não danço mais, me realizo vendo as crianças expressando o que assimilaram durante todo o ano. Para eles é uma felicidade só. Vemos os olhinhos brilhando e a ansiedade para que tudo dê certo. Muitos nunca tiveram a chance de estar em um teatro, então é um motivo a mais de contentamento”, afirmou.
Waleska enfatizou que sem dúvida o diferencial do Curso de Ballet da UEPB é a junção da excelência com a gratuidade. “Nós oferecemos toda a técnica exigida. Não por acaso, alguns de nossos alunos obtiveram destaque em grandes companhias e escolas, a exemplo da Bolshoi, conseguiram intercâmbios na Europa, mas acredito que o que mais se sobressai é o fato do curso ser gratuito. Fazer Ballet em uma escola particular é caro e muitos não teriam como arcar com as despesas, daí a procura pelo Ballet da UEPB ser grande”, explanou. Também são docentes da iniciativa Jefferson Freitas, Julierme Neves e Paulo Costa.
O Curso de Ballet da UEPB existe desde 2006 e teve como uma das fundadoras a professora Cláudia Saboya. Atualmente conta com quatro turmas, com estudantes na faixa etária dos 8 aos 25 anos. Os discentes são provindos de praticamente todos os bairros de Campina e também de outras regiões. “Temos alunos de Lagoa de Dentro, de Pocinhos e 14 crianças de Esperança”, apontou Waleska.
Nesta quarta-feira (21), “Divertissement” ganhará mais uma exibição, na mesma hora e local. O Sesc Centro Campina Grande é localizado na Rua Jiló Guedes, n° 650, no Santo Antônio. Esclarecimentos adicionais sobre as apresentações e o Ballet da UEPB podem ser adquiridos através do telefone (83) 3310-9719.
Fotos: Divulgação