Coordenadoria de Comunicação lança web série com abordagem sobre tradição e cultura nordestina

26 de março de 2018

“Luar”, a primeira web série da CODECOM, com data de lançamento confirmada para o dia 4 de abril, através do canal Rede UEPB, no YouTube, apresentará a proposta de falar sobre o Nordeste, valorizando a cultura, celebrando artistas, escritores, poetas, a música, as danças, as comidas e tantos outras coisas enraizadas na história de um povo lutador. Ao todo, serão cinco episódios exibidos nesta primeira temporada, que terá em Luiz Gonzaga o elemento principal, sempre abordado em temáticas diferentes. De acordo com uma das produtoras do “Luar”, Aline Herculano, o programa oferecerá uma contribuição muito grande não só pela riqueza cultural, mas também pela qualidade do conteúdo.
“O Nordeste é uma região que oferece uma enorme contribuição ao Brasil em diversos aspectos. Nossa intenção vai além de abordar temas culturais, já que também abriremos espaço para o lado ecológico, o bioma da caatinga, a vida de viajante e tantos outros assuntos que estão ligados às pessoas e aos movimentos culturais importantes da região. Luiz Gonzaga será um personagem sempre abordado nessa primeira temporada, em um bate papo com personalidades que acrescentarão conteúdo aos expectadores”, explicou a produtora, que confirmou as quartas-feiras como dia de veiculação do programa.
O canal Rede UEPB já desenvolve outras produções audiovisuais de sucesso na internet. Além de realizar as transmissões ao vivo de vários eventos oficiais da Universidade Estadual da Paraíba, também são produzidos pela CODECOM os programas 31 minutos, Poemus e Pequeno Perfil do Artista Paraibano. Segundo Hipólito Lucena, coordenador de Comunicação da UEPB, este novo projeto possibilitará uma valorização maior da cultura nordestina a partir da participação de personalidades que têm como marca os aspectos culturais do Nordeste.
“Nossa intenção é divulgar ainda mais a cultura nordestina sob vários aspectos. Receberemos ao longo da série cantores, compositores, escritores, pesquisadores, professores que desenvolvem trabalhos e projetos de pesquisa sobre a cultura nordestina, além de oferecer ao público um produto de qualidade, como são as produções realizadas pela Coordenadoria de Comunicação da UEPB. Criamos um ambiente bem agradável para os convidados e esperamos que o público acolha o ‘Luar’ como mais um instrumento de valorização da cultura nordestina”, disse Hipólito.
O programa “Luar” conta com a participação de dez profissionais, entre produtores, câmeras, operadores de imagem, editores, direção e apresentação. Na estreia, os convidados serão o historiador Chico Nóbrega e o cantor Edgley Miguel. O tema do primeiro episódio será “A contribuição histórica e cultural de Luiz Gonzaga”.
Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação