Centro de Humanidades promove atividades acadêmicas e culturais para celebrar o Dia da Consciência Negra

20 de novembro de 2017

Com o tema “Seja Dandara, seja heroína”, a atividade tem como objetivo a valorização dos povos africanos e da cultura afro-brasileira, visando especialmente o fortalecimento da memória das lideranças negras femininas. Segundo a professora Ivonildes Fonseca, coordenadora do NEABÍ-UEPB/CH, a ideia é propor um espaço de diálogos com foco nas histórias das mulheres negras como símbolos de luta e resistência. “Esse é o caso de Dandara dos Palmares, que escolheu a morte e não se rendeu ao sistema escravocrata, sendo representada no Centro de Humanidades pelo Coletivo Violeta Formiga e Coletivo Pretas”, relata a docente.
programação do evento envolve palestras, sarau, exposição fotográfica, exibição fílmica e painéis de discussão. As inscrições serão realizadas no primeiro dia do evento, mediante doação de um quilo de alimento não perecível. O evento conta com a parceria e o apoio da Organização de Mulheres Negras na Paraíba (Bamidelê), da Associação Serviço de Educação Popular (SEDUP), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Biblioteca do CH, além dos Coletivos Violeta Formiga e Pretas.
Texto: Simone Bezerrill