Centro Artístico Cultural expõe trabalhos de alunos da Oficina de Iniciação ao Desenho e à Pintura

9 de novembro de 2018
No dia 22 de novembro, o Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, promoverá a exposição das atividades dos estudantes que integram a Oficina de Iniciação ao Desenho e à Pintura. O vernissage se dará a partir das 18h, com entrada gratuita.
O evento ocorre anualmente e trará na programação de abertura a peça “Mulheres de Clarice Lispector”, dirigida por Sérgio Simplício, e Voz & Violão, com Caio César. Conforme explicou a professora do curso, Lili Brasileiro, 72 alunos mostrarão seus trabalhos, que resultam das práticas em sala de aula. Assim, 106 obras estarão expostas, tanto de iniciantes, quanto de veteranos, até o dia 18 de dezembro, na Galeria Chico Pereira, do CAC. A técnica utilizada foi óleo sobre tela, abrangendo natureza morta, paisagem, figurativo e abstrato, entre outros temas.
A exposição representa, para Lili, um dever realizado. “É a certeza de que os saberes foram transmitidos com êxito e consolidados, afinal, quando me proponho a ensinar o desenho e a pintura, esses têm um objetivo, que é instruir o aluno a pintar uma tela e, ao ser pintada, ela dispõe dessa oportunidade intrínseca, do desejo que seja mostrada. Acredito que, para o estudante, simbolize a culminância de exibir ao público o que ele foi capaz de conquistar, sua evolução, assimilação dos conteúdos e produção artística”, destacou.
Atualmente, funcionam no CAC cinco turmas referentes ao curso de Desenho e Pintura. Lili contou que os discentes são oriundos de Campina e também de outros municípios, a exemplo de Esperança, Queimadas e Remígio. A faixa etária é ampla: vai dos 10 aos 80 anos. Ela acredita que o diferencial do curso se reflete na qualidade das obras e, principalmente, na utilização da Arteterapia como mediadora da criatividade no atelier de Desenho e Pintura. De acordo com a professora, o propósito da Oficina é congregar pessoas através da arte. “Criar vínculos entre elas e fazer fluir o artista que existe em cada ser humano”, resumiu.
O Centro Artístico Cultural da UEPB é localizado na Avenida Getúlio Vargas, n°44 (por trás dos Correios – prédio da antiga Faculdade de Administração da UEPB), no Centro de Campina Grande. Demais informações acerca da exposição e da Oficina de Iniciação ao Desenho e à Pintura podem ser obtidas através do telefone (83) 3310-9719.