Centro Artístico Cultural e UAMA comemoram carnaval no Museu de Arte Popular da Paraíba

21 de fevereiro de 2017

Na próxima quarta-feira (22), a partir das 15h30, o Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) realizarão conjuntamente as celebrações carnavalescas. A atividade será sediada no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), em Campina Grande, com entrada franca.
Animando a iniciativa, estará o Curso de Iniciação à Filarmônica do CAC, com o professor Jomar Souza, e o Curso de Percussão Regional, com o professor Erivan Ferreira. O estandarte do Centro Artístico foi feito pela artista plástica Lili Brasileiro, responsável pela Oficina de Iniciação ao Desenho e à Pintura no CAC.
De acordo com a diretora do Centro, Patrícia Lucena, a ideia é reunir professores e alunos de todos os cursos do CAC, bem como todos que tiverem interesse em participar. A estimativa é que, apenas do Centro, façam-se presentes 500 pessoas.
Antes da folia, denominada “Carnaval das Gerações”, a UAMA promoverá mais uma edição do Café Memória. Desta feita, a convidada será a diretora do Instituto Solidarium, Eneida Agra Maracajá, que promove o Festival de Inverno de Campina Grande e o Bloco da Saudade. Durante o Café, Eneida contará suas experiências e vivências, fazendo um passeio por sua história como carnavalesca.
Para Manoel Freire, à frente da Coordenadoria Institucional Especial para Formação Aberta à Maturidade, o “Carnaval das Gerações” guarda um significado especial para os integrantes da UAMA. “Muitos participaram dos antigos carnavais e têm lembranças vívidas da época. Outros, não puderam aproveitar. Então é um momento que traz saudosismo, mas também muita vontade de se divertir. Esperamos proporcionar uma tarde de alegria, música e cheia de fantasia”, explicou.
Sobre a UAMA e o Centro Artístico Cultural da UEPB
A Universidade Aberta à Maturidade intenta atender à demanda educativa de idosos, contando para isso com várias disciplinas, a exemplo de nutrição, educação física, leitura e produção de texto. A proposta é melhorar a vida dos integrantes, através do fornecimento de informações que eles possam vivenciar no cotidiano, envelhecendo com mais qualidade. A ideia deu tão certo que posteriormente foi estendida ao Campus de Lagoa Seca, em 2014, e ao Campus de Guarabira, em 2015.
O Centro Artístico Cultural da UEPB foi constituído em 2013 e desde o começo tem a missão de democratizar as práticas artísticas e proporcionar uma oportunidade para aqueles que desejem conhecê-las, inserindo-se em um espaço de aprendizado e conhecimento. Para isso, o Centro oferta vários cursos gratuitos. O o corpo docente do CAC é composto por renomados artistas locais.