Centro Artístico Cultural da Universidade Estadual realiza eventos de culminância das oficinas de Artes

19 de novembro de 2018

Todos os anos, nesse período, em Campina Grande, o Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza eventos de culminância das atividades das oficinas de Arte que acontecem no local. Assim, diversas práticas estão previstas para essa semana, reunindo os estudantes e professores do Centro. Para a entrada, basta trocar, no CAC, dois quilos de alimento não perecível pelo ingresso.
Nesta segunda (19), três peças serão apresentadas no Teatro do Sesc Centro, às 19h, referentes às turmas de Teatro Infantil, que têm à frente o professor Sérgio Simplício: “A comunidade do arco-íris”, “A bruxinha que era boa” e “Édipo Rei”. Também na terça-feira, às 19h, o CAC terá os alunos do curso de Teatro Adulto em cena, com a peça “Preto no Branco”, capitaneada por Chico Oliveira. O vernissage da Oficina de Desenho e Pintura, tendo como responsável Lili Brasileiro, ocorre no Centro Artístico na quinta-feira (22), às 19h. Já na sexta-feira (23), às 19h, no CAC, as turmas que se apresentarão integram as oficinas de Violão, Canto Coral, Percussão Regional, Acordeon, Sanfona de Oito Baixos e Filarmônica, com os professores Caio César, Erivelton Nóbrega, Erivan Ferreira, Edmar Miguel, João Batista, Luizinho Calixto e Jomar Souza.
Na terça (20) e na quarta-feira (21), no Teatro do Sesc Centro, o Ballet da UEPB exibe o espetáculo “Divertissement”, que traz ao palco uma miscelânea de composições coreográficas, abrangendo variados estilos que compreendem tanto o Clássico quanto o Contemporâneo. Segundo a coordenadora pedagógica do Ballet da UEPB, professora Waleska Rocha, estarão no espetáculo 75 estudantes, supervisionados por ela e pelos professores Jefferson Freitas, Julierme Neves e Paulo Costa.
A ocasião é uma oportunidade de mostrar para os pais e para a população a qualidade do trabalho efetivado, o aprendizado e a evolução dos estudantes. O Curso de Ballet da UEPB existe desde 2006 e atualmente conta com quatro turmas, com estudantes na faixa etária dos 8 aos 25 anos. O Grupo de Ballet, um desdobramento do Curso, dispõe de uma turma, congregando profissionais que integram eventos em toda a Paraíba e, igualmente, em outros estados.
Para a diretora do CAC, Patrícia Lucena, os eventos de culminância vêm mostrar todo o trabalho efetivado no Centro durante o ano, revelando o brilho tanto dos artistas que fazem a Instituição, como dos estudantes. “Para nós, é gratificante. A iniciativa reúne principalmente familiares e amigos dos alunos, que ficam emocionados com os espetáculos. Toda a equipe do Centro se engaja, afinal é o resultado de muita dedicação e o nosso desejo é externar isso para a sociedade”, explicou.
O Centro Artístico da UEPB, situado no coração da Rainha da Borborema, evidencia a importância que a Universidade dá à inventividade e ao talento local, incentivando a criação e o saber nas mais diversas áreas do conhecimento, de forma totalmente gratuita. Em ebulição constante, funcionando pela manhã, à tarde e à noite, o Centro se configura como uma espécie de vetor da Arte em Campina, trazendo, além das oficinas, espaço para debates, palestras, lançamentos de livros, exposições e eventos variados com tônicas afins. Atualmente, o CAC contempla mais de 700 alunos oriundos da cidade e de regiões circunvizinhas. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (83) 3310-9719.