Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba é selecionado para participar do projeto “Cartografia de imagens”

20 de setembro de 2018

O Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), localizado no Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Patos, foi selecionado através do Edital para Implementação de Escolas Experimentais de Cinema em Instituições de Ensino e ONGs da Paraíba, para participar do projeto “Cartografia de imagens: filme carta, formação e experimentação”, executado pela Produtora Pigmento Cinematográfico e o Grupo Semente Cinematográfica, por meio do Programa Rumos Itaú Cultural 2017.
De acordo com o Edital, a partir do qual o Câmpus VII foi selecionado, o objetivo do projeto é promover a implementação de quatro escolas experimentais de cinema em escolas públicas e ONGs do Estado da Paraíba, voltadas para estudantes do Ensino Básico, para trabalhar a relação entre o cinema, a educação e os direitos humanos nas escolas. As instituições contempladas serão beneficiadas com kits de produção audiovisual, cursos de formação de professores, ateliês de criação cinematográfica com os estudantes, cineclubes educativos, consultoria técnica, supervisão pedagógica e o desenvolvimento de metodologias visando contextualizar as práticas educativas na realidade da instituição contemplada e garantir a continuidade das EECs, após o término do projeto.
Com o resultado da seleção, o Câmpus VII indicará dois representantes para participar do Curso de Formação de Professores em Cinema e Educação, que será realizado entre 26 e 29 de setembro, em João Pessoa. O curso terá início com a atividade “Diálogos: Cinema, Educação e Direitos Humanos – Curso de Iniciação à Pedagogia do Cinema”. A proposta do curso é construir saberes pedagógicos sobre o uso do cinema na educação para a promoção dos Direitos Humanos, a partir da apresentação da metodologia do projeto e o diálogo sobre as experiências do grupo.