Bloco da Cinquentinha está em reta final de preparativos para desfilar na próxima quarta-feira

14 de fevereiro de 2020

Para isso, a programação contará com o Boi do Quarenta, a Escola de Samba Unidos da Liberdade, a La-Ursa e o Bumba Meu Boi Racionais, do Bairro Rosa Mística, o Boi Maravilha, do Bairro de Santa Rosa, a Orquestra de Frevo Jovens da Borborema, os grupos musicais Garagem de Bamba e Samba Show, a Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), a Companhia de Projeções Folclóricas Raízes, o Grupo de Teatro Heureca, a Escola de Samba Bambas do Ritmo, do Bairro José Pinheiro, o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, o Grupo de Ballet da UEPB e a Cia Livre de Dança, entre outras atrações. Como nos anos anteriores, o Cinquentinha terá um local todo dedicado às crianças, o Espaço Kids, com apresentações de palhaços, pipoca, algodão-doce e pula-pula gratuitos.
Conforme apontou o pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade, em sua 5ª edição o Cinquentinha fará uma homenagem (in memoriam) a Zé Neto, nome bastante conhecido por durante vários anos haver capitaneado o “Carnaval Tradição”, a festa carnavalesca do município. Além dele, o professor explicou que outros figurões serão laureados na oportunidade, a exemplo de Lourdes Ramalho, o poeta Luiz Amorim e Sivuca. O Cinquentinha também fará uma saudação à Eneida Agra Maracajá pelos 29 anos do Bloco da Saudade.
Em 2020, o Bloco dispõe do apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB/UEPB) e da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB). O CAC é situado na Avenida Getúlio Vargas, 44 (por trás dos Correios – prédio da antiga Faculdade de Administração da UEPB), no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3315-3446.
Mais sobre o Bloco da Cinquentinha
O Bloco da Cinquentinha começou em 2016, nas instalações da Universidade, em Bodocongó, com a premissa de reavivar a história do Carnaval e celebrar a UEPB. Naquele contexto, a Instituição festejava seu cinquentenário e o então pró-reitor adjunto da Procult, José Benjamim Pereira Filho, teve a ideia de assim comemorar a efeméride. De modo progressivo, o empreendimento conquistou a simpatia e a adesão da comunidade acadêmica, do público em geral e de ações similares. O Bloco ganhou as ruas centrais da Rainha da Borborema em 2018, e, em 2019, passou a integrar a agenda do Carnaval oficial da cidade, por meio do projeto Campina Folia, da Prefeitura Municipal.
Texto: Oziella Inocêncio