Bloco da Cinquentinha desfila com o tema “Liberdade, Liberdade” e homenagem a Zé Neto

7 de fevereiro de 2020

Figurinha carimbada no Carnaval de Campina Grande, o Bloco da Cinquentinhha desfila no próximo dia 19 de fevereiro, às 15h. O evento, uma iniciativa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), objetiva congregar idosos, adultos e crianças na folia e, para isso, unirá a alegria da comunidade acadêmica da Instituição à vivacidade do público em geral. A concentração se dará no Centro Artístico Cultural (CAC) da UEPB.
O Cinquentinha terá atrações como a Orquestra de Frevo Jovens da Borborema, regida pelo maestro Jomar Sousa, os grupos Garagem de Bamba e Samba Show, a Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), a Companhia de Projeções Folclóricas Raízes, o Grupo de Teatro Heureca, a Escola de Samba Bambas do Ritmo, oriunda do Bairro José Pinheiro, o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, o Grupo de Ballet da UEPB, a Cia Livre de Dança, a Escola de Samba Unidos da Liberdade, a La-Ursa e o Bumba Meu Boi Racionais, provenientes do Bairro Rosa Mística, e o Boi Maravilha, advindo do Bairro de Santa Rosa, entre outras.
Como de costume, o Cinquentinha também terá o Espaço Kids. Montado dentro do CAC, em meio a uma decoração toda planejada para o dia, o local trará pipoca, algodão-doce e pula-pula gratuitos para os infantes, contando com a apresentação de palhaços. O homenageado deste ano (in memorian) é Zé Neto, conhecido na cidade por durante vários anos haver sido o responsável pela organização do chamado “Carnaval Tradição”, a festa carnavalesca de Campina Grande. “Verdadeiro bastião das festividades de Momo no município, Zé Neto merece demais nossa gratidão por seu trabalho incansável de fortalecimento dessas ações”, explicou o pró-reitor de Cultura da UEPB, José Cristóvão de Andrade.
Acerca do tema abordado em 2020, “Liberdade, Liberdade!”, Andrade pontuou que faz referência ao clamor nacional no que trata do contexto político, notadamente ao retorno da censura. “Há uma mordaça artística na conjuntura contemporânea brasileira. Lamentamos sobremodo o que está ocorrendo em nosso país. A nossa contribuição é trazer à irreverência do Carnaval um momento de reflexão e, igualmente, de repúdio a essa conduta que tanto nos envergonha”, assinalou.
O Bloco da Cinquentinha já é parte da agenda do Carnaval oficial da cidade, integrando o projeto Campina Folia, da Prefeitura Municipal. Apoiam o Bloco este ano o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB/UEPB) e a Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB). O CAC é localizado na Avenida Getúlio Vargas, 44 (por trás dos Correios – prédio da antiga Faculdade de Administração da UEPB), no Centro. Outras informações podem ser adquiridas através do telefone (83) 3315-3446.
Cinquentinha – Ano V
O Bloco da Cinquentinha começou timidamente, em 2016, nas instalações da Universidade, em Bodocongó, com o desejo de preservar a história do Carnaval e celebrar a UEPB que, naquele período, completava 50 anos. Foi idealizado pelo então pró-reitor adjunto da Procult, José Benjamim Pereira Filho. Aos poucos, a ideia foi ganhando corpo e obteve a adesão de iniciativas similares, a exemplo do Bloco da Saudade e do Jacaré do Açude Velho.
A recepção da comunidade acadêmica e dos moradores da Rainha da Borborema foi contínua e calorosa e, assim, desde 2018, o Cinquentinha expandiu suas raízes e tomou as ruas do Centro de Campina, brindando com muito confete todo aquele que tiver o necessário à festa: animação e vontade de participar. O Carnaval teve uma expressiva retomada no município, em especial nos últimos anos com a aparição de inúmeras agremiações, e nesse cenário, para a UEPB, o Bloco da Cinquentinha representa espontaneidade, expressão e, sobretudo, união, vindo demonstrar que a Universidade está alinhada e atenta aos movimentos culturais locais, particularmente nesse contexto em que se almeja reaver a memória e o brilho dos carnavais de outrora.