Bloco da Cinquentinha celebra Carnaval com desfile pelas ruas centrais de Campina Grande

5 de fevereiro de 2018

O Bloco da Cinquentinha, idealizado em 2016 para celebrar o ano do cinquentenário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sairá pela terceira vez em 2018. Iniciativa de sucesso e que vem crescendo anualmente, juntando-se às outras ações semelhantes que ocorrem em Campina Grande, o Bloco, desta feita, sairá pelas ruas do Centro da cidade, tendo como concentração o Centro Artístico Cultural (CAC) da UEPB. O evento acontecerá às 15h da próxima sexta-feira (9).
Este ano, o bloco terá como tema “… a nossa vida é um Carnaval!” e presta uma homenagem a um dos mais importantes compositores de frevo da história da música popular brasileira, Capiba (1904-1997). O artista tem mais de uma centena de canções do gênero, até hoje cantadas nos carnavais de todo o Brasil, a exemplo de “Manda embora essa tristeza”, “Quem vai pra farol é o bonde Olinda”, “Madeira que cupim não rói”, “Oh, Bela” e “Linda flor da madrugada”.
Entre as atrações confirmadas figuram o reitor da UEPB, que também é cantor e compositor, professor Rangel Junior, mostrando marchinhas inéditas de autoria dele, a cantora Gitana Pimentel, o cantor Tony Dumond, a Companhia de Projeções Folclóricas Raízes, o Grupo de Teatro Heureca, o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, o Grupo de Ballet da UEPB, a Cia Livre de Dança, a Lapinha Menino Jesus, a Orquestra de Frevo Jovens da Borborema, a Escola de Samba Unidos da Liberdade, a La-Ursa e o Bumba Meu Boi Racionais, advindos do bairro Rosa Mística.
Também estarão presentes todos os professores do CAC, que, cada um na sua esfera artística (dança, teatro, música e artes plásticas), exibirá seu talento durante a folia. A exemplo do ano passado, esta edição contará com um Espaço Kids, sediado no Centro Artístico, com um pula-pula para as crianças, além de pipoca e algodão doce, que serão distribuídos gratuitamente.
O Bloco da Cinquentinha dispõe do apoio do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania, que realiza iniciativas como o Bloco da Saudade e o Festival de Inverno de Campina Grande. O Centro Artístico-Cultural da UEPB é localizado na Avenida Getúlio Vargas, 44 (por trás dos Correios – prédio da antiga Faculdade de Administração da UEPB), Centro da cidade. Outras informações podem ser adquiridas por meio do telefone (83) 3315-3446.