Biblioteca Central da UEPB promove exposição com fotografias históricas de Campina Grande no século XX

14 de dezembro de 2018


Como parte da finalização do projeto de extensão “Campina Grande através de fotografias: a (re)construção da memória cultural, social e história dos séculos XIX e XX”, a Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Acervo Dr. Severino Bezerra de Carvalho, está promovendo uma exposição com 25 fotografias históricas do início do século XX da cidade de Campina Grande.
A realização da exposição tem como objetivo apresentar a narrativa memorialística produzida ao longo do ano e que teve como resultado a reconstrução da memória social, cultural e histórica do século XX de Campina Grande, a partir da análise e interpretação das fotografias que compõem o Acervo Dr. Severino Bezerra de Carvalho.
Conforme os organizadores, esta exposição pauta-se no entendimento de que as bibliotecas da UEPB também devem desempenhar uma função social, já que funcionam também como um lugar de memória, bem como para guarda, preservação e disseminação do patrimônio cultural e histórico de nossa cidade. A iniciativa cumpre ainda a função de recuperar e publicizar a relação da história de Campina Grande com a identidade de sua população, revelando por meio da escrita dessa memória como os eventos históricos, as formas arquitetônicas e suas consequentes transformações influenciaram na formação dos valores, comportamentos e tradições dos moradores da cidade.
As fotografias estão expostas no prédio da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, e ficarão disponíveis até o dia 8 de março de 2019.
Texto: Divulgação BC (Com edição da Codecom)
Fotos: Márcia Dias