9º Festival Internacional de Música e 2º Fimus Jazz seguem até domingo com apoio da Universidade Estadual

13 de julho de 2018

A 9ª edição do Festival Internacional de Música de Campina Grande e o 2° Fimus Jazz, realizados por meio da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), seguem até o próximo domingo (15). Assim, saíram de cena o triângulo, a sanfona, o zabumba, e os clássicos da música nordestina, e entraram os oboés, pianos e contrabaixos, trazendo ao público outros tipos de clássicos. É a Rainha da Borborema de todos os ritmos, para todas as plateias.
Compreendem a programação apresentações de artistas, grupos, docentes e alunos de diversos lugares do Brasil, Suíça, Alemanha e Estados Unidos. Gratuitos, como de costume, os espetáculos estão sendo sediados em Campina Grande e em Remígio, no Agreste paraibano. Concertos, recitais e a oferta de variados cursos, a exemplo de canto, cravo, clarinete, trompete, trombone, regência, composição e produção musical também compõem o evento.
Em Campina, as exibições estão se dando no Mosteiro Santa Clara, no Teatro Municipal Severino Cabral e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), entre outros locais. A Coordenação do evento informa que, no que se refere ao Teatro, a distribuição dos ingressos ocorre duas horas antes de serem iniciadas as apresentações. Cada pessoa recebe até duas entradas. Os demais locais prescindem de ingresso.
Já consolidado no calendário de festivais efetivados com êxito no Brasil, o Fimus se configura como uma ocasião mais do que oportuna para a ampliação do conhecimento e a prática da música erudita. Além disso, para toda a população da Serra da Borborema, é uma opção diferente, assinalada pelo entretenimento de qualidade e, além disso, totalmente gratuita. Confira AQUI a programação completa do evento.
Um piano para Campina
Posto que em 2019 o Fimus comemora 10 anos, a ideia é presentear o Festival com um piano. Conforme a Coordenação, adquiri-lo será fundamental para a expansão das atividades que o Fimus almeja efetuar nos próximos anos. Para a compra do novo instrumento, o Festival Internacional espera a colaboração de todos, congregando pessoas físicas e jurídicas, do país e do exterior, numa campanha coletiva que tem como objetivo arrecadar R$ 130 mil.
De acordo com a Coordenação, esse valor permitirá a obtenção de um piano com 88 teclas, três pedais e um banco, medindo 1,86 m x 1,50 m e com 101 cm de altura. A campanha será executada ao longo de nove meses, entre julho de 2018 a março de 2019. Os interessados podem doar quaisquer valores na conta corrente 18.490-X, agência 1591-1, Banco do Brasil, em nome da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. Os contribuintes deverão enviar uma cópia do comprovante de depósito para o e-mail fimuscampinagrande@gmail.com. A partir disso, receberão uma declaração confirmando a participação no projeto.
Mensalmente, serão prestadas contas, pela PaqTcPB, dos valores arrecadados. Todas as pessoas, empresas e instituições que colaborarem financeiramente terão seus nomes impressos numa placa comemorativa e no programa do Fimus – Ano X, que ocorrerá em julho de 2019. Adquirido entre abril e maio, o instrumento será inaugurado na abertura do décimo Fimus. Como contrapartida, serão realizados oito concertos e/ou recitais de Música de Câmara, entre setembro e junho de 2019, todos gratuitos. Outras iniciativas didático-pedagógicas estão previstas, tendo como público alvo os alunos das escolas públicas municipais e estaduais. A meta é desenvolver a formação de plateia, de modo que as ações do Festival Internacional tenham caráter permanente.
Confira AQUI outras informações sobre a campanha.