Exposição “Chico Pereira Memórias e Anotações” segue até janeiro com registros sobre as Artes na Paraíba

28 de dezembro de 2016

A exposição “Chico Pereira Memórias e Anotações” segue até o dia 27 de janeiro, no Casarão 34, no Centro de João Pessoa. Documental, a iniciativa tem como veio a obra e os arquivos do artista plástico Chico Pereira, trazendo os caminhos das artes visuais na Paraíba, posto que a efeméride dos 50 anos do início da trajetória do artista está intimamente ligada a eles.
A exposição resulta de um intenso trabalho de levantamento e pesquisa, feito por meio dos arquivos de Chico Pereira, reunindo filmes, fotogramas, slides, documentos, cartas, catálogos, cartazes, recortes de jornal, revistas e livros, objetos e imagens do cotidiano.
A metodologia usada para a elaboração do “Arquivo Chico Pereira 50 anos” foi efetuada, primeiramente, recorrendo às dezenas de caixas e pastas existentes na residência do artista, repletas de todo tipo de documentos e arquivos fotográficos e audiovisuais, colecionados desde o início dos anos 1960. Depois de digitalizado, o material se encontra disponível para o público, pesquisadores e interessados nas artes visuais da Paraíba, no portal www.arquivochicopereira.com.br.
A ideia do projeto, realizado integralmente através do Fundo Municipal de Cultura – FMC (da Funjope, Prefeitura de João Pessoa), e que resultou na exposição e no site, é subsidiar a leitura crítica dos percursos e meandros da obra de Chico Pereira.
Serviço
O quê: Exposição “Chico Pereira Memórias e Anotações”
Onde: Casarão 34, localizado à Rua Visconde de Pelotas, 34 – Centro, João Pessoa.
Entrada: Gratuita
Visitação: Até 27 de janeiro de 2017, das 10 às 16h, de segunda a sexta-feira.
Informações: (83) 3218-9708