1º Festival de Cinema de Rua de Remígio abre inscrições para participação em oficinas temáticas

4 de maio de 2018


O 1º Festival de Cinema de Rua de Remígio vai abrir inscrições para as oficinas que serão realizadas nos períodos da manhã e tarde dos dias 17, 18 e 19 de maio. Oficinas como Produção de vídeo com o celular, Cultura da Convergência, A rádio em convergência com a internet, Produção Audiovisual e Fotografia de Rua estão na programação e serão ministradas por profissionais e estudantes da área de Comunicação e Cinema. Além das oficinas, o festival irá contar com mostras de produções audiovisuais regionais e locais.
As exibições do festival acontecerão entre os dias 16 e 20 de maio. O evento é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Remígio e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM). O festival tem como objetivo divulgar as produções cinematográficas, como também incentivar as produções audiovisuais locais e regionais.
As inscrições para as oficinas poderão ser realizadas através de formulário online, entre os dias 4 e 11 de maio. Os interessados podem escolher mais de uma oficina para participação, desde que elas sejam em horários distintos. Todas as oficinas serão realizadas no Centro Pastoral de Remígio. As atividades do festival serão gratuitas e para todos os públicos. Outras informações podem ser obtidas através do email uepbcomunicurtas@gmail.com.
Confira mais detalhes das oficinas
Oficina: Cultura da Convergência
A convergência é um processo que está amplamente ligado ao conceito de comunicação em rede. Com o avanço das novas tecnologias encontramos um cenário onde vários interesses convergem para a internet. Assim esta oficina tem o objetivo de discutir sobre a tendência da cultura da convergência e sua associação aos dispositivos tecnológicos e as formas de contato contínuo entre os usuários.
Ministrante: Givaldo Cavalcanti – Jornalista formado pela Universidade Estadual da Paraíba(2011). Atuou como repórter do jornal Diário da Borborema (2010-2012) e no Jornal da Paraíba (2012-2015), ambos em Campina Grande. Atualmente, atua como jornalista na Coordenadoria de Comunicação da UEPB. Também possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Pernambuco (2004) e Pós-Graduação em História de Pernambuco também pela UPE (2005-2006). Desenvolve pesquisas nas áreas de Cultura da Convergência e Tipos de texto: hipertexto, conectividade e fronteiras.
Oficina: Produção de vídeo com o celular
Estimular jovens a produzir conteúdo audiovisual de qualidade com equipamento e recursos acessíveis.
Ministrante: Dayara Sousa – Graduanda em Comunicação com ênfase em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba, videomaker, editor de imagem e cinegrafista.
Oficina: A rádio em convergência com a internet
Demonstrar de que forma o rádio adaptou-se para o ambiente da internet, facilitando ainda mais sua produção. Além disso, a oficina também busca promover o interesse pela prática da produção radiofônica despertando o interesse para futuras produções locais.
Ministrantes:
Ana Carolina Ferreira Santos – Jornalista formada pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre de cerimônias, atuou no setor de produções artísticas do Sesc Paraíba e na TV UEPB, no setor de reportagem, produção e edição. Também atuou na Web Rádio UEPB na parte de produção, locução e edição de conteúdo. Participou da equipe de organização do 12º Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB e também faz parte da equipe de organização do 1º Festival de Cinema de Rua de Remígio. Ana Carolina também é apresentadora da Web Série Luar, da TV UEPB.
Juliana Rodrigues de Aquino – Comunicóloga formada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atuou na Web Rádio UEPB como produtora, locutora e editora dos programas. Trabalhou na cobertura do São de Campina Grande como repórter e editora para o projeto Repórter Junino, da UEPB. Também participou da equipe de organização do 12º Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB e, no momento, faz parte da equipe de organização do 1º Festival de Rua de Cinema de Remígio.
Oficina: Fotografia de Rua
Trabalhar as técnicas da fotografia digital de forma manual, o conceito sobre fotografia de rua e algumas técnicas desta modalidade fotográfica, conhecendo, também, os grandes nomes que descrevem o gênero “Fotografia de Rua” para assim ao final da oficina produzirem suas criações de forma individual ou coletiva.
Ministrante: Darlisson Markel – Graduando em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba, fotógrafo profissional há mais de quatro anos e especialista em Fotojornalismo.
Oficina: Produção Audiovisual
Demonstrar as técnicas da produção audiovisual e de que forma se dá o trabalho para a produção de filmes e curtas- metragens. Além disso, é objetivo da oficina produzir um material audiovisual com a finalidade de incentivar a produção audiovisual local.
Ministrantes:
Aline Herculano – Graduanda em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba. Participou como produtora do Comunicurtas Itinerante, na cidade Taperoá. No audiovisual participou como Roteirista dos curtas Lia e o Resto é Páia, onde neste último atuou como diretora. Produziu o programa e documentário sobre o Pife na Paraíba, para o canal Futura e, atualmente, está como produtora executiva do Programa Luar.
Haniel Lucena – Graduando em Arte e Mídia pela UFCG, ativista cultural. Teve seu primeiro contato com o audiovisual como ator, no filme Aos pedaços, de Taciano Valério, em 2009. Hoje, faz parte da equipe de comunicação do Comunicurtas UEPB. Já atuou como diretor, produtor, diretor de fotografia em produções regionais como os curtas Viva Xangô, de Tamyres Dysa; O Pranto, de Jaime Guimarães e com o clipe Observar, de Yan Araújo, entre outras produções.
Aldair Rodrigues – Jornalista, pós-graduando em Comunicação e Marketing Político, produtor audiovisual, diretor do documentário Lia – Começo, Meio e Recomeço. Diretor de fotografia do documentário Viva Xangô. Atuou nas rádios Lagar FM e Rádio Borborema. Atualmente está na rádio 101 FM. Possui trabalhos na TV UEPB e na Quadrilhas.TV. Na área da internet atua como repórter e editor para o portal Repórter Junino e também apresenta o programa cultural Gente Nossa, da UEPB. Além disso, também é o coordenador de Redes Sociais do Comunicurtas UEPB.
Texto: Pollyane César e Olga Mirela