Campus Avançado

Campus Avançado do Serrotão

Mesa Redonda “O Ensino Prisional na Perspectiva Internacional”

A Mesa Redonda tem o objetivo de refletir sobre O Ensino Prisional na Contemporaneidade, contando com a participação dos pesquisadores:

• Prof. Dr. Hugo Rangel – pesquisador com pós-doutorado na Universidade de Quebec, Montreal. É membro do Sistema Nacional de Pesquisadores do México (SNI).
  • Prof. Dr. Marc De Maeyer – pesquisador sênior no Instituto da UNESCO para Educação ao Longo da Vida. É também coordenador do Programa Internacional em Educação nas Prisões.
  • Prof. Dr. Alexandre Aguiar – pesquisador com Doutorado em Educação e ex-consultor do Programa Educando para Liberdade para a elaboração de diretrizes para elaboração de diretrizes nacionais para a oferta de educação no sistema penitenciário.
  • Prof. Dr. Timothy Ireland – pesquisador com doutorado em Educação de Adultos na Universidade de Manchester. Atualmente é coordenador da Cátedra da UNESCO em Educação de Jovens e Adultos.

Seminário Educação em Prisões

O desafio posto à Universidade na atualidade tem demandado à mesma enquanto lócus do saber, um olhar diferenciado aos novos paradigmas, ao colocar em pauta a questão da ressocialização de pessoas privadas de liberdade, partindo do pressuposto da educação em direitos humanos como um eixo norteador das práticas e políticas de reinserção dos reeducandos.

A participação da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB no processo de implementação da Politica Nacional Criminal e Penitenciária, se consolida com a criação do Campus Avançado, construído dentro do Complexo Prisional do Serrotão, consubstanciando o compromisso social da universidade pública com as políticas sociais.

Nesse sentido, o Seminário sobre Educação em Prisões tem como principal objetivo promover a ampla reflexão no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba sobre o lugar social dos reeducandos, possibilitando assim a sua reinserção na sociedade. Sendo assim, possibilita avaliar os aspectos positivos, limitações e as perspectivas futuras para a consolidação das ações que visem o fortalecimento das relações entre a comunidade universitária e os reeducandos.

Formação Continuada para Agentes Penitenciários

Curso destinado a 20(vinte) agentes penitenciários, com carga de 30(trinta) horas/aula, sendo 03(três) horas de aula por semana. Ao final, os agentes receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão. O conteúdo da iniciativa contempla os Direitos Humanos. Dividido em seis módulos, abordará os temas “Introdução ao Estudo dos Direitos Humanos”, “Primeira Geração de Direitos Humanos”, “Segunda Geração de Direitos Humanos”, “Terceira Geração de Direitos Humanos”, “Direitos Humanos como Princípios” e “Os Direitos Humanos e a Realidade Carcerária Brasileira”.