Campus Avançado

Campus Avançado

Campus Avançado do Serrotão

Artesanato produzido por reeducandas do Câmpus Avançado é exposto no Centro de Integração Acadêmica

12 de novembro de 2013

Durante toda a manhã desta terça-feira (12) foi realizada, no hall do Centro de Integração Acadêmica, em Bodocongó, uma exposição de artigos em artesanato produzidos pelas reeducandas do Câmpus Avançado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Presídio do Serrotão. A iniciativa teve como objetivo levar à comunidade o trabalho desenvolvido na unidade prisional dentro da proposta de ressocialização do cidadão através da arte e da valorização do trabalho.

Na mostra, a comunidade acadêmica pôde adquirir peças em lã e crochê, bonecas e bolsas em tecido. A diretora adjunta da penitenciária femininado Serrotão, Silnara Araújo, ressaltou que estas ações vêm transformando a conduta das apenadas e devolvendo a dignidade a cidadãs que buscam a reintegração social. O projeto vem motivando muitas mulheres a tentar, logo após o cumprimento da pena, a criação de pequenas empresas voltadas ao artesanato como forma de sustentabilidade.

O atelier do presídio já estuda a introdução da pintura em tecido como forma de ampliar a produção de peças artesanais. Do artesanato vendido, metade do valor é utilizada para adquirir os materiais para novas produções e a outra metade é dividida com as mulheres que compõe o atelier.

A exposição tem caráter itinerante e percorre instituições de acordo com a disponibilidade do projeto, mas também pode ser encontrada com frequência nas dependências do Fórum Afonso Campos, no bairro da Liberdade. Em breve, a exposição será levada para a Praça da Bandeira.  Quem deseja adquirir os artigos também pode contatar a organização do projeto na penitenciária feminina através do telefone (83) 3333-3444.