Campus Avançado

Campus Avançado

Campus Avançado do Serrotão

Apresentação

O governo brasileiro vem, nos últimos quinze anos, desenvolvendo um conjunto de ações de cunho humanizador no sistema penitenciário. Um dos elementos comuns nesse rol de iniciativas é o fomento à educação no processo de ressocialização do indivíduo privado da liberdade.

A participação da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB no processo de implementação da Política Nacional Criminal e Penitenciária, se consolida com o Campus Universitário Avançado “Dom José Maria Pires”, popularmente conhecido como Campus Avançado do Serrotão.

O Campus encontra-se inserido dentro do espaço físico das Penitenciárias Regionais Raymundo Asfora – Serrotão (presídio masculino) e Feminina de Campina Grande (presídio feminino).

São desenvolvidas ações articuladas de educação em saúde, educação de jovens e adultos (parceria SEAP/PB e SEE/PB) e educação superior, á exemplo dos projetos: Atendimento Jurídico; O Ensino e Aprendizagem da Matemática Aplicada ao Trabalho; Saúde, Lazer e Qualidade de Vida para Mulheres Encarceradas; Saúde e Qualidade de Vida para Agentes Penitenciários; Núcleo de Atenção a Saúde Bucal, Pró-Enem; Sala de Espera; assim como, ações de Educação Profissional e Acesso à Justiça, promovendo a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

A Coordenação do Campus Avançado enquanto instância de interação entre a comunidade acadêmica e os sujeitos sociais privados de liberdade, se coloca como mediadora no sentido de criar estratégias para atender as demandas que são colocadas no “Complexo Prisional do Serrotão”.

Nesse sentido para a concretização das ações no âmbito educativo objetiva-se:

  • Implementar ações educativas em nível de ensino, pesquisa e extensão junto ao Campus Avançado da UEPB no “Complexo Penitenciário do Serrotão” em Campina Grande-PB;
  • Oferecer oportunidades de ressocialização através da promoção da saúde, do acesso à educação e da formação para o trabalho, contribuindo com a redução da reincidência prisional e a construção de perspectivas de novos projetos de vida aos reeducandos no processo de (re)inserção social.

Deste modo, atendendo ao tripé da indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, o Campus Avançado fundamenta-se em saberes compartilhados, métodos e planos dialogicamente constituídos entre os discentes e docentes, interagindo numa relação teórica e prática de forma interdisciplinar. Congregando assim as áreas de: Letras, Direitos Humanos, Serviço Social, Comunicação Social, Enfermagem, Odontologia, Educação Física, Fisioterapia, entre outras.